Memórias, comentários e meditações ocasionais de ex-professor universitário (aposentado) Bücherwurm. AVISO - CAVEAT LECTOR (WARNING): We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners who may combine it with other information you’ve provided to them or they’ve collected from your use of their services. PANTA REI (Heráclito)
A V I S O
I am a Freemason and a member of both the regular, recognized ARLS Presidente Roosevelt 75 (São João da Boa Vista, SP) and the GLESP Grande Loja do Estado de São Paulo, Brazil. However, unless otherwise attributed, the opinions expressed in this blog are my own, or of others expressing theirs by posting comments. I do not in any way represent the official positions of my lodge or Grand Lodge, any associated organization of which I may or may not be a member, or the fraternity of Freemasonry as a whole.
sexta-feira, 3 de abril de 2015
Bioética
terça-feira, 24 de março de 2015
Profissionalismo
terça-feira, 17 de março de 2015
Chuva fria - que gostoso!
quarta-feira, 11 de março de 2015
Problemas digitais...
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
Carta de Princípios 2015
- O professor considera que o aluno universitário habitualmente experimenta uma espécie de ‘choque’ quando se defronta com a metodologia de ensino acadêmico, que pode diferir muito do segundo grau. Ele ou ela se confronta com posicionamentos teóricos que vão mexer com crenças arraigadas, apesar de muitas vezes ainda não ter tido contacto com os assuntos de forma mais sistemática. É natural o aluno sentir dificuldades (que variam em grau e tipo) nesta ou naquela disciplina.
- O
estudante não deve esperar que o docente vá dar respostas a todos os
questionamentos – a meta principal é o aluno sentir-se desafiado a aprender, com certo
detalhe, o que os estudiosos propuseram sobre os diversos assuntos e seus
principais aspectos, identificando os fundamentos
que embasam suas visões. Isto envolve um processo complexo, que fundamenta a gradual aprendizagem de
qualquer área de estudo, durante todo o curso (e continua mesmo após a
formatura...).
- Muitos
alunos parecem satisfazer-se somente com que o professor comunica
ou trabalha em sala de aula. Na atualidade, qualquer área de estudo é
vastíssima, e as aulas acabam abrangendo um pequeno percentual do conhecimento
total que existe, inclusive pela limitada carga horária destinada durante
a semana. Assim, o docente assume que cabe ao aluno autonomamente AMPLIAR
seu conhecimento em todas as matérias, complementando-as com atividades
extraclasse, realizando sua própria pesquisa e aperfeiçoamento nas
diversas áreas, seja pela internet,
seja por estudos dirigidos na Biblioteca, etc. O professor poderá
contribuir nesta empreitada, se o aluno ou aluna desejar.
- Principalmente
em sala de aula, o aluno deverá exercitar suas capacidades de argumentação
crítica, ou seja, suas habilidades em oferecer razões sustentadas para seus posicionamentos, ao mesmo tempo
em que aprimora suas capacidades em defender sua visão contra as críticas daqueles que discordam
dele, ou daqueles que possuem posicionamentos alternativos. Um pressuposto
de qualquer trabalho universitário é que um posicionamento, uma visão,
requer o suporte de argumentos
(assertivas) pertinentes, adequadas. O principal aprendizado do aluno será
permitir que alguns de seus posicionamentos sejam alterados, modificados,
em face dos argumentos de outros que (igualmente de modo fundamentado,
justificado) dele discordam ou se diferenciam.
- Muito
do trabalho docente é conscientizar o alunado no sentido da descoberta dos
mesmos serem os sujeitos do processo educativo
(e não o objeto). Assim, os alunos devem aprender a assumir suas responsabilidades dentro de uma
caminhada vivencial que contempla, de um lado, o autoconhecimento e,
noutro lado, o constante aperfeiçoamento e atualização de seus
conhecimentos. Dito de outro modo,
espera-se que o aluno seja o gestor do seu próprio
aprendizado, na medida do seu engajamento e necessidades pessoais, e este
aprendizado será tanto mais rico quanto sua dedicação à disciplina,
assiduidade, sentido ético e esforço em realizar um trabalho de qualidade.
- O
docente age na situação de sala de aula como um ‘catalisador’, funcionando
mesmo como um facilitador da
aprendizagem do aluno. Não se considera mais hoje que o professor
‘forneça’ o conhecimento: ele coopera junto ao aluno no
aperfeiçoamento gradual de suas competências e habilidades acadêmicas,
intelectuais e sociais. A atividade em classe pretende ser uma experiência
enriquecedora para ambos, orientador e orientando onde, antes de ser mera
obrigação didática, pretende constituir-se num espaço para o exercício de (con)vivências
interpessoais significativas.
- Qualquer
disciplina abarca um conjunto de atividades humanas a serem praticadas,
e não um mero corpo de fatos a ser memorizado. Se o aluno faltar e não se
atualizar sobre as atividades ocorridas, dificilmente elas surgirão ‘espontaneamente’
em sua mente, concorrendo para que o aluno não satisfaça os critérios de
aprovação propostos.
- Em
princípio, o docente assume que a grande maioria dos alunos é daqueles que
demonstram respeito pelos demais colegas, não se atrasando para o
início das aulas ou não adentrando à mesma ruidosamente. O professor
adicionalmente crê que os alunos possuam um mínimo de capacidade de
planejamento de suas atividades intra e extraclasse, de modo a evitar que ‘necessitem’
retirar-se da sala de aula (mesmo
que depois voltem), antes da mesma ter terminado.
- O
professor acredita que cabe aos alunos grande parte da responsabilidade em
criar, manter e cooperar para a
existência de um clima de
ensino-aprendizagem adequado em sala de aula, onde ocorram efetivamente
produtivas e questionadoras (motivadoras...) discussão e reflexão.
- O
regimento interno da Instituição de Ensino Superior prevê que o aluno
possa faltar em até 25% do
total de aulas efetivamente ministradas, o que, em tese, abrange urgências
e emergências a que todos estamos sujeitos. As compensações de faltas (não
existe abono de falta) somente
são autorizadas legalmente em certas situações (como p. ex., gravidez, doenças infectocontagiosas, serviço militar)
e, para tanto, certas requisitos deverão ser cumpridos – o aluno deve se
informar sobre as exigências, procedimentos e prazos específicos para
requerer o Regime Excepcional. Se o aluno precisar faltar por motivo justo
e avisar com antecedência SUFICIENTE ao docente (aconselha-se o envio de
SMS/’torpedo’, ou um telefonema), o mesmo poderá, a seu critério, conceder
até uma presença extra ao aluno durante a chamada em sala de
aula, e desde que posteriormente não falte mais às aulas.
- O
Regimento Interno do UNIFAE determina a aplicação de uma Avaliação semestral oficial, ao
término do semestre, bem como um Exame
final. A média final para aprovação (abarcando avaliação oficial e
exame) é ‘cinco’ – 5,0. O
docente poderá aplicar uma avaliação parcial não-oficial ao final do
primeiro bimestre, que será ponderada com a prova oficial, para determinar
a média do semestre. Se o aluno
alcançar 7,0 (sete) nas
avaliações parcial e oficial será dispensado de exame final.
- É
esperado que o aluno tenha questionamentos e outras necessidades
acadêmicas relacionadas à disciplina, em seus diversos aspectos. O
professor está à disposição para entrevistas, a qualquer tempo. Por
motivos óbvios, se o aluno, por qualquer razão, decidir procurar o
Coordenador do Curso antes de
falar com o docente, fica reservado a este conduzir a solução da pendência
somente com o Coordenador do Curso,
desde que devidamente notificado.
- É
normal que o aluno tenha dificuldades
em determinada disciplina, não alcançando boa nota nas avaliações parciais
e oficiais. O professor poderá, mediante
solicitação do aluno, autorizar ao mesmo a realização de trabalho(s)
complementar(es), de modo a melhorar o aproveitamento. O aluno deverá
demonstrar que o trabalho é de sua própria execução, e deverá realiza-lo à mão, seguindo as regras de
apresentação do Manual UNIFAE de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos.
- Fraude
de qualquer natureza ofende o docente e os colegas do aluno, não
beneficiando de modo algum o Curso, a Instituição de Ensino e seus
funcionários. O docente acompanhará cuidadosamente as atividades,
averiguando evidência de fraudes.
Toda transgressão será devidamente penalizada de acordo com a política
educacional vigente. Em outras
palavras, o docente espera que cada trabalho ou avaliação de aprendizagem seja
da lavra própria do aluno. Plagiar, preparar trabalhos em nome de alguém
ou faltar com a verdade dos fatos em provas e demais atividades será
tratado de conformidade com o Regimento Acadêmico do UNIFAE.
- Pode
ocorrer que uma aula seja cancelada ou substituída por outra atividade
acadêmica. Nesta situação, a atividade poderá ser remanejada
automaticamente dentro do calendário de dias disponíveis. O cronograma de
aula será atualizado no primeiro dia de aula disponível.
- É responsabilidade exclusiva do(a) aluno(a)
manter-se atualizado quanto ao seu prontuário
acadêmico, suas faltas, e também sobre as atividades acadêmicas intra e
extraclasse. Adicionalmente o aluno deve inteirar-se, principalmente, das
normas de funcionamento do UNIFAE sobre processos de matrículas,
rematrículas, cancelamento e trancamento de matrículas, transferências,
solicitação e recebimento de documentação diversas, funcionamento de
estágios supervisionados, Programa de Atividades Complementares, elaboração
de TCC (monografias de final de curso), bem como sobre as normas de Regime
de Dependência e Adaptação. Falhas de entendimento e desconhecimento
destas e de outras normas da Instituição pode acarretar sérios prejuízos
acadêmicos ao(à) aluno(a).
- Aquele(a)
que ficar em regime de Dependência deve procurar o docente NO INÍCIO DO SEMESTRE para acertar
os trabalhos escritos e a matéria da prova, de modo a livrar o(a) aluno(a)
o quanto antes da retenção.
- O docente reafirma seu compromisso de desempenhar suas funções docentes com pontualidade, qualidade e dedicação, colocando-se inteiramente à disposição dos alunos. Adicionalmente considera que, ao colocar esta CARTA DE PRINCÍPIOS no Portal Acadêmico UNIFAE, todo aluno e aluna tenha tomado conhecimento do mesmo.
domingo, 1 de fevereiro de 2015
Reinício de aulas...
Durante o dia penso e 'decido' tanta coisa para vir comentar aqui e, depois, quando sento aqui neste terminal, as idéias simplesmente 'fogem' - que horror a idade, ficamos esquecidos demais. Mas acabo de ler um artigo bem interessante do Físico brasileiro radicado nos Estados Unidos, o Marcelo Gleiser, no jornal Folha de São Paulo, que dá o que pensar. O nome do artigo é "ARTIFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA - O que será da mente se máquinas pensarem?", e pode ser baixado em sua versão digital precisamente neste endereço aqui: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrissima/206369-artificios-da-inteligencia.shtml É muito legal; fala sobre o impacto da maquinaria (principalmente a cibernética) na natureza humana. Nesta edição do jornal (o melhor do Brasil hoje em dia, em minha humilde opinião) também tem uma crônica divertida do Ferreira Gullar, nosso maior poeta vivo, mas não se consegue acessa-lo sem ser assinante. Como ele escreve bem, é um deleite semanal. Já recortei os artigos para usar com os alunos em sala de aula! Mahalo! Aloha!!
sábado, 10 de janeiro de 2015
Férias amodorradas...
terça-feira, 6 de janeiro de 2015
Sex-agenário...
sexta-feira, 2 de janeiro de 2015
Primeira de 2015, 302a. postagem...
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
Ecos natalinos... e algumas fotos!
quarta-feira, 24 de dezembro de 2014
Jubiloso Natal e Feliz 2015...
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
Antenado nas noticias...
quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
Notas e informações...
- Gente... Estava aqui no blog escrevendo via iPad Retina mini... Nunca imaginei esta tecnologia toda, nem nos meus pesadelos mais sombrios. Muito desconforto há nesta opção, pois o tecladinho é improviso só... Mas que é mudança enorme, é... Guardarei o rascunho para terminar no PC, o que agora faço. Resumo: inviável escrever só por aqui; não é user friendly...
- Voltei outro dia do Asilo com um pensamento na cabeça - o cheiro da morte. Penso que já o senti, por 2 vezes, viajando de motocicleta (quase morri em acidentes) - pelo menos pensei nisto; antes era aterrador, medo puro, instintivo. Mas hoje, com o ensino dos Céus, transmutou-se - a morte - em libertação. Não é ruim estar-se aqui nesta esfera, apesar de tantas mazelas e injustiças mas, na Glória, nossa esperança aqui faz a vida futura certeza de boniteza incomensurável...
- Sobre trabalhar no Asilo, sou muito grato ao Senhor por me honrar sempre em servi-Lo. É o que me faz feliz hoje. Sempre.
- Tem uma cachorrinha albergada na casa ao lado da minha aqui, pela rua Theófilo Ribeiro. Que belo cão de guarda! Ela tem meia-idade, mas um vigor em sua função que fico impressionado. Chama-se Fofinha, e é sempre desconfiada de mim pois quando ela late sem parar (até para a Lua, penso) dou um "CHIU!!" bem sibilante e ela pára com a altercação - juro que não fui eu quem a condicionou; deve ter sido o velho que morava nesta casa aqui antes (pois os outros 2 cães que moram na casa em frente - pela Rua Prudenciana - também exibem o mesmo comportamento). Ser um psicólogo bem observador ajuda nestas horas.
- Comprei um vinho chileno, da casa Viña Sur Andino, de uva Carménère, de nome Costa Pacífico, importado pela Miolo, veja só. Recomendo - ótimo vinho de mesa, bom e barato! Bom, eu só compro vinho chileno mesmo... Bilú e eu temos nossa hora diária de bebericar e colocar a conversa em dia, antes do almoço, com vinho ou cerveja (Budweiser ou Original). Depois, a oração antes da refeição principal do dia.
- Voltei a ler um livrinho maravilhoso, Discurso do Método, de René Descartes. É o livro que 'inaugura' a Ciência aqui no ocidente. Já indiquei aos meus alunos várias vezes.
- Fiquei álacre - Ruth resolveu ler as Institutas, de Calvino, depois de muitas loas que fiz sobre a magnífica obra, que foi a pá de cal sobre os enganos dos clérigos daquela época...
- Escrever no blog via iPad é ruim, pelas limitações, mas ler o meu jornal diário nele é ótimo, incrível experiência que me faz pensar que muito dos livros, periódicos ou revistas transmudar-se-ão... A moçadinha - a petizada - e juventude já se adaptaram, ao que parece. Mas observo que esta turma não tem o costume de se aprofundar nos assuntos. O que existe hoje é muita superficialidade. Quando se pede uma análise ou posicionamento, o que se vê é somente dislates, superficialidades ou platitudes... Estou preocupado!
- Comprei uma bicicleta ergométrica - é um aparelho que usei muito quando moço, para ver se me animo - eu era tão entusiasmado para a atividade física, mas agora, quase-macróbio, deixo a desejar neste quesito. Que horror, 'feneço-me' a cada dia. =(
- Bilú comprou um queijo cobocó, mineiro, que delícia; a vida plena é constituída de pequenos prazeres, alguns inusitados, mas só 'nossos'. Sou espartano e simples - meu pai assim me ensinou. 'Sem apegos', aprofundou-me este viés a ética budista (e cristã também, porque não).
- Bilú tem se entretido em suas aulas de corte-e-costura. É a hora alegre dela. Mas que a casa fica muito vazia sem ela, fica. Boring...
- A vida vai escoando, até se perder na poeira do tempo... Outro dia encomendei ao Google um back-up dos meus dados alocados lá; deu terabytes de arquivo - tentei o download, mas foi 'impossível' - o computador ficou dedicado à tarefa, virando a noite, e ocorreram vários erros, tanto que desisti. Quando tudo acabar, que se acabe. A vida é assim, efêmera, e a gente não pertence a esta esfera mesmo; estamos de passagem, somos peregrinos. Meus avôs Lucas e José Antônio (Niniu) foram figuras tão maravilhosas, criaram filhos e tudo o mais e o que eu sei deles? Quase nada. Meus netos também vão saber 'nada' de mim, e é assim a vida. Portanto, vivamo-la nós mesmos, plena e saborosamente, mas no temor do Senhor, aviso logo!
- Outro dia lembrei-me de novo de um ebulitivo amigo, o Roberto Cerântula, onde andará? Ele tinha somente um braço, mas uma alma completa, plena, esfuziante!
- Ética - estou animado agora com a Bioética, assunto que nunca me afastei, mas agora, coordenando o Comitê de Ética da Universidade, estou a mil; dedico-me hoje, além das atividades quase-modorrentas do dia-a-dia das rotinas, à elaboração das POPs - Procedimento Operacional Padrão - que temos que ter lá naquele setor, para padronizar e melhor acompanhar as diversas ações. É coisa que gosto: planejar, regulamentar, analisar, discernir, prospectar, pesquisar, metodizar. Cada macaco no seu galho, não é o segredo para sentir-se feliz? Vou agora sair 'correndo' pois temos a nossa reunião ordinária mensal, para analisar os protocolos de pesquisa postados.
- Agora nas férias estarei mais presente por aqui. Neste semestre, com as 9 classes que administrei, o tempo encurtou - veja só, fiquei quase um mês sem aparecer. Sorry!
sábado, 1 de novembro de 2014
Festa dos 60...
Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.
Salmo 118: 1