Memórias, comentários e meditações ocasionais de ex-professor universitário (aposentado) Bücherwurm. AVISO - CAVEAT LECTOR (WARNING): We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners who may combine it with other information you’ve provided to them or they’ve collected from your use of their services. PANTA REI (Heráclito)
A V I S O
I am a Freemason and a member of both the regular, recognized ARLS Presidente Roosevelt 75 (São João da Boa Vista, SP) and the GLESP Grande Loja do Estado de São Paulo, Brazil. However, unless otherwise attributed, the opinions expressed in this blog are my own, or of others expressing theirs by posting comments. I do not in any way represent the official positions of my lodge or Grand Lodge, any associated organization of which I may or may not be a member, or the fraternity of Freemasonry as a whole.
terça-feira, 31 de dezembro de 2013
2014 chegando ...
sábado, 28 de dezembro de 2013
Confissão...
Foto obtida agora (via Google Images) de
Boas lembranças - isto é uma das coisas boas de se ficar velho. Mas ser romântico é uma maneira de ser bem-quisto pelas mulheres, pois elas valorizam isso. Normalmente os homens tem mais dificuldade de lidar com o mundo dos afetos, e isto as incomoda. Quando me entendi por gente vi que este era um bom caminho para conhece-las... Mas elas ainda são bem incompreensíveis; nunca vi um homem que se considerasse entendido no belo sexo. Ainda bem, acharia-o um cascateiro, sem dúvida. Esfinges, é o que elas são! Mas nada de ruim nisso; acho até que muito do charme delas reside nesta incognoscibilidade...
Nosso natal foi em Campinas, na magnífica casa do mano Sérgio, legal como sempre. Tiramos muitas fotos...
Vamos passar o Ano Novo, Bilú e eu, aqui sozinhos em casa, observando pela TV a queima de fogos do Rio de Janeiro, que será muito legal, como sempre. Mesmo que alguém convidar a gente para passar junto a mudança de ano, creio que não vamos... estamos eu e ela, a cada vez, mais 'caseiros'... Gostamos muito do nosso cantinho, nossa casinha velha.
Bom Ano Novo a todos!!
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Fim de ano...
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
São João ao entardecer...
sábado, 16 de novembro de 2013
Muita coisa estas semanas...
http://www.supamadi.net/supernova-wallpaper/)
Gosto muito deste tipo de imagens!
Hoje cedo fui dar palestra num 'acapamento' de jovens da igreja - digo acampamento com aspas porque foi dentro do prédio da Igreja. É muito gostoso trabalhar para Jesus. Eu adiantei a barbearia no Asilo ontem e pude hoje até almoçar por lá na Vila Brasil, um frango com macarrão muito apetitoso, preparado pela mestre-cuca Juvelina. A fraternidade das irmãs e irmãos realizando as tarefas é algo que não tem preço. E a moçadinha é ótima, educada e atenciosa.
sim, a tua lei está dentro do meu coração.
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
O coração do homem - Provérbios 20:5
Sozinho pouco ou nada pode o homem fazer neste particular. Carecemos da graça de Deus - Inteligência para a vida plena, verdadeira somente pode vir d'Ele. Pobre da pessoa que se arvora em tentar auferir este conhecimento por si mesmo. Para o crente, ledo e passageiro engano!
Neste mundo a cada vez mais informado e informatizado, tal deslize, equívoco ou ludíbrio é mais e mais sedutor, acorrentando as almas desavisadas. O que somos e para quê viemos aqui nesta esfera, somente o podemos saber a partir da perspectiva eterna. O Pai Celestial se nos revelou (senão, de nós mesmos, nunca O conheceríamos) e devemos agora nos esmerar em aperfeiçoar este conhecimento d'Ele. Felizmente temos o roteiro para isso (coisa que muitos ansiaram e não foram agraciados): a Palavra, disponível a qualquer hora e lugar. Que a saibamos honrar.
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Saudades de escrever...
como é o entardecer aqui em minha cidade...)
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Dia dos professores
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Frio, professores e Grupo de Pesquisa
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Segundona...
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Complexidade 2
domingo, 8 de setembro de 2013
60 anos do mano Luciano: fotoblog...
segunda-feira, 26 de agosto de 2013
Vida fugaz...
domingo, 18 de agosto de 2013
Dia dos Pais e outras coisas...
domingo, 4 de agosto de 2013
Amanhã reiniciam as aulas...
- O
professor considera que o aluno universitário habitualmente experimenta
uma espécie de ‘choque’ quando se defronta com a metodologia de ensino
acadêmico, que pode diferir muito do segundo grau. Ele ou ela se confronta
com posicionamentos teóricos que vão mexer com crenças arraigadas, apesar
de muitas vezes ainda não ter tido contacto com os assuntos de forma mais
sistemática. É natural o aluno sentir dificuldades
(que variam em grau e tipo) nesta ou naquela disciplina.
- O
estudante não deve esperar que o docente vá dar respostas a todos os
questionamentos – a meta principal é o aluno sentir-se desafiado a aprender, com certo
detalhe, o que os estudiosos propuseram sobre os diversos assuntos e seus
principais aspectos, identificando os fundamentos
que embasam suas visões. Isto envolve um processo complexo, que fundamenta a gradual aprendizagem de
qualquer área de estudo, durante todo o curso (e continua mesmo após a
formatura...).
- Muitos
alunos parecem satisfazer-se somente com que o professor comunica
ou trabalha em sala de aula. Na atualidade, qualquer área de estudo é
vasta, e as aulas acabam abrangendo um pequeno percentual do conhecimento
total que existe, inclusive pela limitada carga horária destinada durante
a semana. Assim, o docente assume que cabe ao aluno autonomamente AMPLIAR
seu conhecimento em todas as matérias, complementando-as com atividades
extraclasse, realizando sua própria pesquisa e aperfeiçoamento nas
diversas áreas, seja pela internet,
seja por estudos dirigidos na Biblioteca, etc. O professor poderá
contribuir nesta empreitada, se o aluno ou aluna desejar.
- Principalmente
em sala de aula, o aluno deverá exercitar suas capacidades de argumentação
crítica, ou seja, suas habilidades em oferecer razões sustentadas para seus posicionamentos, ao mesmo tempo
em que aprimora suas capacidades em defender sua visão contra as críticas daqueles que discordam
dele, ou daqueles que possuem posicionamentos alternativos. Um pressuposto
de qualquer trabalho universitário é que um posicionamento, uma visão,
requer o suporte de argumentos
(assertivas) pertinentes, adequadas. O principal aprendizado do aluno será
permitir que alguns de seus posicionamentos sejam alterados, modificados,
em face dos argumentos de outros que (igualmente de modo fundamentado,
justificado) dele discordam ou se diferenciam.
- Muito
do trabalho docente é conscientizar o alunado no sentido da descoberta dos
mesmos serem os sujeitos do processo educativo
(e não o objeto). Assim, os alunos devem aprender a assumir suas responsabilidades dentro de uma
caminhada vivencial que contempla, de um lado, o autoconhecimento e,
noutro lado, o constante aperfeiçoamento e atualização de seus
conhecimentos. Dito de outro modo,
espera-se que o aluno seja o gestor do seu próprio
aprendizado, na medida do seu engajamento e necessidades pessoais, e este
aprendizado será tanto mais rico quanto sua dedicação à disciplina,
assiduidade, sentido ético e esforço em realizar um trabalho de qualidade.
- O
docente age na situação de sala de aula como um ‘catalisador’, funcionando
mesmo como um facilitador da
aprendizagem do aluno. Não se considera mais hoje que o professor
‘forneça’ o conhecimento: ele coopera junto ao aluno no
aperfeiçoamento gradual de suas competências e habilidades acadêmicas,
intelectuais e sociais. A atividade em classe pretende ser uma experiência
enriquecedora para ambos, orientador e orientando onde, antes de ser mera
obrigação didática, pretende constituir-se num espaço para o exercício de (con)vivências
interpessoais significativas.
- Qualquer
disciplina abarca um conjunto de atividades humanas a serem praticadas,
e não um mero corpo de fatos a ser memorizado. Se o aluno faltar e não se
atualizar sobre as atividades ocorridas, dificilmente elas surgirão ‘espontaneamente’
em sua mente, concorrendo para que o aluno não satisfaça os critérios de
aprovação propostos.
- Em
princípio, o docente assume que a grande maioria dos alunos é daqueles que
demonstram respeito pelos demais colegas, não se atrasando para o
início das aulas ou não adentrando à mesma ruidosamente. O professor adicionalmente
crê que os alunos possuam um mínimo de capacidade de planejamento de suas
atividades intra e extraclasse, de modo a evitar que ‘necessitem’ retirar-se da sala de aula (mesmo
que depois voltem), antes da mesma ter terminado.
- O
professor acredita que cabe aos alunos grande parte da responsabilidade em
criar, manter e cooperar para a
existência de um clima de
ensino-aprendizagem adequado em sala de aula, onde ocorram efetivamente
produtivas e questionadoras (motivadoras...) discussão e reflexão.
- Fraude
de qualquer natureza ofende o docente e os colegas do aluno, não
beneficiando de modo algum o Curso, a Instituição de Ensino e seus
funcionários. O docente acompanhará cuidadosamente as atividades,
averiguando evidência de fraudes.
Toda transgressão será devidamente penalizada de acordo com a política
educacional vigente. Em outras
palavras, o docente espera que cada trabalho ou avaliação de aprendizagem seja
da lavra própria do aluno. Plagiar, preparar trabalhos em nome de alguém
ou faltar com a verdade dos fatos em provas e demais atividades será
tratado de conformidade com o Regimento Acadêmico.
quarta-feira, 31 de julho de 2013
Pulcritude...
domingo, 28 de julho de 2013
Domingão...
sexta-feira, 19 de julho de 2013
Frio e chuva
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Retorno de sobrinho: festa familiar...
(meus pais estão ao lado de Lúcia).
quarta-feira, 10 de julho de 2013
Lapso e férias, digo, 'recesso'...
quarta-feira, 19 de junho de 2013
John Stott
Saiba mais acessando http://ultimato.com.br/sites/john-stott/