A V I S O


I am a Freemason and a member of both the regular, recognized ARLS Presidente Roosevelt 75 (São João da Boa Vista, SP) and the GLESP Grande Loja do Estado de São Paulo, Brazil. However, unless otherwise attributed, the opinions expressed in this blog are my own, or of others expressing theirs by posting comments. I do not in any way represent the official positions of my lodge or Grand Lodge, any associated organization of which I may or may not be a member, or the fraternity of Freemasonry as a whole.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Boa revista...


http://www.economist.com/

Esta é a revista que mais tenho lido ultimamente, e isto por causa do smart phone - é o nosso atual oráculo, disponível e acessível a qualquer hora. É esta uma das melhores revistas do mundo, sem dúvida. Baixei um app gratis com o qual sempre posso ler editoriais ou um ou outro artigo, e que prazer poder desfrutar de um texto primoroso, realmente. Eu amo as letras, e aprecio deveras um raciocínio bem burilado.

O Brazil tem sido objeto de bastante reportagens no periódico - infelizmente, muitas desabonadoras... que fazer; só podemos orar ao Pai Celestial para que nossos governantes mudem seu modo de gerir a coisa pública, pois andamos mal das pernas. Parece que o PT já cansou e esgotou o arsenal de recursos. Começa a cansar nossa paciência também. Acho que a atual presidente não vai se reeleger nas próximas eleições, ainda bem.

Veio, agora há pouco aqui em casa, o pessoal da provedora de internet.  Eu estava notando que a 'navegação' estava algo lenta, e descobri que posso aumentar a velocidade da web sem grandes incrementos na fatura mensal. Agora posso até assistir filmes se eu quiser. Felizmente não sou desta turma de viciados no terminal. Tenho pena da molecada que fica a todo tempo 'pendurado' nestes aparelhos que mais roubam nosso tempo do que qualquer outra coisa. Nem imaginam o mal que estão a fazer a si mesmos. O que tem de aluno que fica em sala de aula fingindo que presta a atenção na matéria é impressionante, pois a mini-tela reclama atenção constante. Parei de admoestar a estes aspirantes a beócios, pois é como pregar à massa ignara; "não adianta"... Mas fico, como educador, seriamente preocupado. Exemplo: semestre passado, por causa da concorrência da atenção, muitos alunos ficaram de exame comigo em algumas disciplinas - olha que eu avisei! - e foi o maior banzé. Recebi admonição dos superiores! Devo deixar menos alunos de exame, é a equação... Novos tempos! Como gosto de dizer, alea  jacta  est...

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Ciência levando à Verdade, o que seria?...


The Cosmos
(foto obtida agora, via Google Images, de
http://wall.alphacoders.com/big.php?i=153316 )


Tomando como base um dos textos do físico brasileiro radicado nos Estados Unidos Marcelo Gleiser fiz um pequeno texto didático para discutir com meus alunos. Versa sobre Ciência, verdade e conhecimento...

Desde o começo da Humanidade, a pessoa deseja ter conhecimento sobre tudo aquilo que sua mente tem acesso, e deseja conhecer bem, isto é, ter um conhecimento certo, útil e confiável, que permita utiliza-lo apropriadamente agora e outras vezes. Neste percurso, muitas formas de conhecer foram desenvolvidas, como a do senso comum, a filosófica, a religiosa e, mais recentemente, o científico. Esta última modalidade de conhecer adquiriu na pós-modernidade ares de ferramenta que garantiria, se bem empregada, um conhecimento ‘melhor’ que os outros, mais confiável e condizente com a realidade. Muitos acreditam que a verdade objetiva, originada de fatos, se obtém somente mediante o uso da Ciência, e dos métodos que ela preconiza, ainda mais porque se valem, no mais das vezes, do auxílio da Matemática, ramo ‘exato’ do saber.

Existe hoje em dia quem questione esta corrente majoritária da Ciência, como se fosse a resposta última para bem conhecer. A Ciência, para alguns, parece debochar das outras formas de conhecer. As críticas à Ciência são muitas – ela uma hora diz algo, e outra hora se contradiz (exibe versões antagônicas mediante o uso de métodos por vezes ‘iguais’); Ciência é feita por pessoas imperfeitas, que tem suas vontades, intencionalidades, que acabam refletindo o próprio fazer da Ciência; a complexidade da realidade é enorme, e se a realidade é uma totalidade, como pode haver tantas versões, tantas visões de mundo discrepantes? A lista é enorme. Existem críticas à Ciência que no fundo são um tipo de preconceito, como por exemplo aquelas pessoas que a acusam de negar que certos eventos 'existam'. A Ciência na verdade se pronuncia somente sobre fatos que consegue efetivamente se aproximar com certeza razoável, com evidência firme. Os discos-voadores, ou qualquer UFO, por exemplo; a Ciência não nega a sua existência - somente diz que, com os instrumentos e ferramental atualmente disponíveis, não se consegue estabelecer consenso na comunidade científica para descreve-los de forma inequívoca, ou seja, ter certeza firme de sua real (palpável cientificamente) existência.

Mas a Ciência não se move por certezas, e sim – paradoxalmente – pelas dúvidas, pelas perguntas! Para ter uma idéia crível sobre a realidade - para a Ciência dar respostas sobre algo que se desconhece da Natureza - em primeiro lugar necessitamos perguntar bem, saber estabelecer com clareza o quê estamos procurando saber - qual seria nossa cristalina questão, ou seja, nosso 'problema' científico. Muitas vezes não progredimos em nosso conhecimento porque não temos certeza se o que encontramos (com nossa investigação)  'responde', satisfaz efetivamente a uma dúvida que colocamos.

Em Ciência, os fenômenos tem que ser bem interpretados em seus constituintes; as hipóteses adequadamente testadas (a partir da sua trama teórica); as conclusões (a partir dos resultados encontrados e adequadamente discutidos) demonstradas; os caminhos deste tipo de conhecer passíveis de serem reproduzidos, e aquilo que é momentaneamente consensuado como o mais perto do que seja a real ‘realidade’ – ou seja, a ‘verdade’ -  permitir-se ser questionado e falsificável, mediantes novas observações.

A Ciência tem instrumentos sempre limitados – seu alcance e precisão são sempre limitados, visto que a (complexa) Natureza, como apontou Marcelo Gleiser, oferece barreiras consideradas intransponíveis (bem, hoje se pensa assim) para conhece-la em sua totalidade, como a velocidade da luz, a incerteza quântica, e o crescimento da desordem (entropia). Mesmo a Matemática parece ter seções que não ‘fecham a conta’, como os teoremas da incompletude de Gödel. Quem é cientista sério sabe que o Homem sempre será de certo modo ‘míope’ para enxergar a Natureza, pois ela não nos é (e parece que sempre será) descortinável com clareza em sua totalidade. Sempre que focamos uma 'janela' da realidade - este 'pedaço' aqui do que existe - deixamos de olhar para os outros componentes desta mesma realidade, o que pode estar comprometendo nossa visão do todo... Nietzche, Wittgenstein, e outros já nos alertaram que moramos todos em (diversas) ilhas de conhecimento (mais ou menos sofisticadas) cercados de oceanos de desconhecimento, de coisas que ignoramos ou de coisas com as quais nos iludimos.

Para um dia vir a saber de tudo, o Homem precisaria conhecer e postular todas as perguntas possíveis, o que parece ser certo ‘absurdo’ – segundo alguns, algo impossível. Se um dia chegarmos a isso, nossa vida teria ainda sentido? Ou ‘seremos como Deus’, conforme alguns filosofam (pois não se pode saber o que isso significaria)?


Talvez o que melhor possamos fazer mesmo é ter esta liberdade para continuar a questionar, a perguntar sobre esta Natureza, este Cosmos, inspirados por tudo aquilo que não sabemos.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Outro texto...Interdisciplinaridade



Foto obtida agora (via Google Images) de
http://agencia.fapesp.br/19502
(inscreva-se ali para receber ótimo
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Realizei outra compilação, agora sobre interdisciplinaridade, que basicamente foi realizada a partir dos textos de dois dos maiores eruditos nacionais na área da Educação: PAVIANI, J., Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2ª ed. rev.  Caxias do Sul (RS): Educs, 2008, e FAZENDA, I., (Org.) O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

A origem da interdisciplinaridade situa-se nas transformações dos modos de constituir a Ciência e de conceber a realidade e, igualmente, no desenvolvimento dos aspectos político-administrativos do ensino e da pesquisa nos espaços científicos tanto institucionais quanto organizacionais. Entre as causas principais da necessária emergência da interdisciplinaridade estão a rigidez, a artificialidade e a falsa autonomia das disciplinas, as quais não permitem acompanhar as constantes mudanças no processo pedagógico e a produção de novos conhecimentos. A palavra interdisciplinaridade evoca a "disciplina" como um sistema constituído ou por constituir, e o termo sugere um conjunto de relações entre disciplinas, abertas sempre a novas relações que se vão descobrindo. ‘Interdisciplinar’ seria, grosso modo, toda interação existente dentre duas ou mais disciplinas no âmbito do conhecimento, dos métodos e da aprendizagem das mesmas. Assim, interdisciplinaridade seria o conjunto das interações existentes e possíveis entre as disciplinas nos âmbitos indicados.

Ainda que o termo interdisciplinaridade seja mais usado para indicar relação entre disciplinas, hoje alguns autores distinguem de outros termos similares, tais como a pluridisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Estas também podem ser entendidas como forma de relações disciplinares em diversos níveis, como grau sucessivo de cooperação e coordenação crescente no sistema ensino-aprendizagem.

Interdisciplinaridade tem se constituído como termo polissêmico de estudo, interpretação e ação. Desde a década de 60, inúmeros foram os movimentos na tentativa de se definir seus limites epistemológicos, como que buscando uma unicidade conceitual. No emprego terminológico dos conceitos que procuram dar movimento e integração à disciplina, é a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade que parecem ter uma diversidade maior de sentidos. No que diz respeito aos conceitos de multidiscipinaridade e de pluridisciplinaridade, há quase um consenso quanto às bases conceituais de definição:

Multidisciplinaridade: é a organização de conteúdos mais tradicional. Os conteúdos escolares apresentam-se por matérias independentes uma das outras, sendo que as cadeiras ou disciplinas são propostas simultaneamente sem que se manifestem explicitamente as relações que possam existir entre elas. Multidisciplinaridade seria a prática de reunir os resultados de diversas disciplinas científicas em torno de um tema comum, sem visar um projeto específico. Ao que parece, então, muitos currículos ou programas de ensino se limitam a ser multidisciplinares, reunindo um conjunto do ensino de diversas disciplinas sem articulação entre elas.

A pluridisciplinaridade seria a existência de relações complementares entre disciplinas mais ou menos afins. Seria o caso, p. ex., das contribuições mútuas das diferentes histórias (da ciência, da arte, da literatura etc.) ou das relações entre diferentes disciplinas das ciências experimentais.  

Já os conceitos de inter e transdisciplinaridade provocam uma amplitude polissêmica de sentidos entre os mais diferentes autores. Zabala descreve a interdisciplinaridade como sendo "a interação entre duas ou mais disciplinas, que podem implicar transferência de leis de uma disciplina a outra, originando, em alguns casos, um novo corpo disciplinar, como, por exemplo, a bioquímica ou a psicolinguística".

Paradoxalmente, o conceito de interdisciplinaridade só pode ser explicitado de um modo interdisciplinar, exigindo inclusive a interferência da lógica, da filosofia, da história e de outras disciplinas. Seu âmbito de referência pode ser descrito de múltiplos modos. Pode-se, por exemplo, considerar as seguintes perspectivas: (a) a natureza do objeto de estudo ou o problema de pesquisa; (b) a atividade de diversos professores voltados para um objeto de estudo ou de diversos pesquisadores para a solução de um problema de pesquisa a partir de diversas disciplinas; (c) a aplicação de conhecimentos de uma disciplina em outra ou de um domínio profissional em outro.

Assim,  interdisciplinaridade constitui um princípio mediador entre as diferentes disciplinas, não sendo  elemento de redução a um denominador comum, mas elemento teórico-metodológico da diferença e  da inovação. Seria o princípio da máxima exploração das potencialidades de cada ciência, da  compreensão dos seus limites e, acima de tudo, é o princípio da diversidade e da criatividade.

Por todos estes aspectos parece ser praticamente impossível  conceituar consensualmente a interdisciplinaridade. De um lado há uma "interdisciplinaridade implícita" não dita, interna, própria da racionalidade científica que, pelo avanço de conhecimentos, acaba criando disciplinas. Por outro lado, há  um uso interdisciplinar constituído externamente através de campos operativos que articulam ciência, técnica e política, sobretudo através de intervenções sociais,  como é o caso da saúde.  Nas universidades, o debate, quando existe, se concentra no  diagnóstico sobre a excessiva especialização e a impotência unidisciplinar de  responder às pretensões do conhecimento.

Os contextos sociais, econômicos e políticos vigentes na sociedade, entre eles a instituição Escola, colocam liames que tornam uma ação interdisciplinar um grande e laborioso desafio de arrojo. A característica que demarca os estudos das práticas interdisciplinares sustenta a afirmação de que a interdisciplinaridade é possível por sua capacidade de adaptar-se ao contexto vivenciado, reafirmando o respeito às questões do que se apresenta como realidade contextual, seja no aspecto político, ou econômico, ou cultural. A interdisciplinaridade se nutre na base da leitura da realidade tal como ela é, assumindo suas nuances e peculiaridades, bem como a diversidade presente. Assim, age como infrator, abrindo lacunas às formas estabelecidas e enraizadas, dispondo as soi-disant certezas no âmbito da temporalidade e da incerteza. A interdisciplinaridade, portanto, convive com a disparidade, com a debilidade, com a hegemonia e com o poder, e dá um salto de possibilidades, precisamente atuando nas brechas.

No âmbito educativo e do ponto de vista cognitivo, a interdisciplinaridade recupera a unidade na compreensão das "coisas", uniformidade que foi fraturada durante a pesquisa científica, a qual procede na via de uma especialização progressiva. O trabalho interdisciplinar, portanto, não consiste no aprender um pouco de tudo, mas no enfrentar o problema (explicativo, previsível, interpretativo) com toda a competência do perito que domina o problema, suas dificuldades, as explicações e previsões dos outros competentes. Além do mais, do ponto de vista psicossocial, a interdisciplinaridade que se realiza através do trabalho de grupo, dos docentes e discentes, poderá ser um dos fatores que contribuem ao desarraigamento de competição na escola, enquanto impulsiona a ver no outro um colaborador e não um rival. A interdisciplinaridade é estratégia valiosa no combate dos efeitos alienantes da divisão do trabalho.

A interdisciplinaridade é percebida, quando existe a possibilidade  de transformação da realidade em que se atua, procurando-se colocar as partes em relação ao seu  significado perante a totalidade. A interdisciplinaridade é muito mais um processo que pressupõe “atitude  interdisciplinar” do que a mera integração de conteúdos programáticos, ou  do que a possibilidade de realização de investigação por diferentes estudiosos. A interdisciplinaridade pressupõe ausência de intolerância ou preconceito teórico, constituindo-se mesmo como apurada visão de mundo. 

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Complexidade...


Gravura obtida agora (via Google Images) de
http://www.europosters.pt/estilo-de-vida-poster/


Estou pesquisando um tema para um novo projeto no Unifae e coloco aqui umas reflexões. Eu fiz uma compilação de algumas idéias de um filósofo bem conhecido, EDGAR MORIN, a partir do seu livro Ciência com consciência (8ª ed. rev. e mod. pelo autor. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005), que recomendo a todos a leitura...

Quando se pensa em ‘complexidade’, imaginamos um emaranhado de eventos, atos e ações em interação recíproca, ou mesmo acasos, que determinam nosso mundo. Num primeiro relance, complexidade seria uma trama de componentes heterogêneos que se ligam de algum modo, expressando as relações aparentemente contraditórias entre aquilo que exibe unidade e aquilo que se revela com multiplicidade. A complexidade pode inicialmente ser apreendida numa situação interior de inquietação, de perplexidade, como que vislumbrando certa desordem, ambiguidade e incerteza, posto que as coisas se desvelam misturadas, embaralhadas, embaraçadas.

Quando se intenta articular um tipo de ‘pensamento voltado para a discussão do complexo’, uma das primeiras aquisições que se obtém é precisamente discernir que o problema da complexidade não é necessariamente o da completude, do acabamento, mas o da incompletude do próprio conhecimento. O pensamento complexo visa lidar com aquilo que os outros tipos de pensamento deixam de lado, ao recortar a realidade e seus constituintes segundo seus cânones. Os demais modos de pensar caem facilmente pelos caminhos da simplificação e do reducionismo, como que mutilando os fenômenos, truncando-os, separando-os, pois é isto precisamente a processualidade de seus métodos.

O impacto que os estudos da complexidade determinaram nas Ciências criou as condições para questionar o seu próprio fazer, permitindo considerar a ‘Ciência’ como legítimo suporte para estabelecer uma nova dinâmica do conhecimento e do processo de entendimento.

Parece, neste novo cenário, que o considerar o que é complexo pode permitir definir melhor o mundo empírico, a incerteza e a enorme dificuldade de se aproximar da certeza, de articular e enunciar hipóteses, teorias e leis científicas, de conceber uma ordem estável no universo. Poderá, certamente, contribuir para resgatar algumas funcionalidades da lógica, em especial aquelas que nos ajudam a evitar contradições. No pensamento clássico (que parece ainda viger no dia-a-dia), quando emergia contradição no bojo de uma argumentação, a mesma era entendida como sinal de erro. Tal situação determinava que era necessário voltar atrás e reformular os termos, ou erigir nova argumentação. Na visão do pensamento complexo, no percurso empírico-racional, ao deparar-se algum tipo de contradição, isso não é necessariamente evidência de erro, mas sim de descoberta de uma dimensão mais profunda da realidade que nossa lógica se revela inábil para lidar, oriunda das características dessa mesma profundez.

Algumas características do pensamento complexo já são suficientemente estabelecidas atualmente. Em primeiro lugar, e de modo coerente, o estatuto semântico e epistemológico do termo complexidade não está concretizado. Ao examinar-se a literatura, observa-se que os estudiosos em diferentes campos do saber empregam o termo de modo diverso. Parece, assim, que as enunciações sobre a complexidade constituem-se em discursos que se generalizam no âmbito de diferentes vias, visto que existem múltiplos caminhos de entrada à ela.

Outro aspecto fundador é que, ainda que estudiosos da complexidade exibam posições diferentes sobre o termo, quase todos diferenciam “complexidade” e “complicação”, ou entre um problema apenas quantitativo e um tema qualitativo, visto que, com o discurso sobre a complexidade, aborda-se  sempre um problema lógico e geral. A complexidade espraia-se não apenas à Ciência, mas também à Sociedade, à Ética e à Política, constituindo-se um problema de pensamento e de paradigma que envolve uma epistemologia geral. Podemos dizer que a complexidade surge como problematização, como dificuldade, como incerteza e não como uma clareza e como resposta. O problema é saber se há uma possibilidade de responder ao desafio da incerteza e da dificuldade.

Sendo um pensar necessariamente articulante e multidimensional, um pensamento complexo nunca constitui um pensamento completo. A natural ambiguidade do pensamento complexo é poder lidar com as articulações entre domínios disciplinares desarrraigados pelo pensamento desestruturador, fragmentador, como faz, p. ex., o pensamento simplificador, que isola o que separa, e parece ocultar tudo o que ata. Neste tipo de pensar, interpretar e compreender, entender algo revela-se necessariamente como interferir e retalhar a multiplicidade da realidade enquanto tal.

A partir destas considerações, depreende-se que não se pode chegar à complexidade por uma definição anterior, preliminar. No próprio fazer do pensamento complexo, necessita-se seguir caminhos diversos, o que nos leva a perguntar se existem complexidades, e não uma complexidade. Morin indica algumas das diferentes ‘avenidas’, vias que podem conduzir ao que ele denomina "desafio da complexidade". Uma delas seria o da irredutibilidade do acaso e da desordem, que estão presentes no universo e ativos na sua evolução. Não se pode resolver a incerteza que as noções de desordem e de acaso trazem, visto que o próprio acaso não está certo de ser acaso. A incerteza continua, inclusive no que diz respeito à natureza da incerteza que o acaso nos traz.

Uma outra ‘avenida’ possível é a transgressão, nas ciências naturais, dos limites daquilo que poderíamos chamar de abstração universalista que elimina a singularidade, a localidade e a temporalidade. Por exemplo, a biologia atual não concebe a espécie como um quadro geral do qual o indivíduo é um caso singular. Ela concebe a espécie viva como uma singularidade que produz singularidades. A própria vida é uma organização singular entre os tipos de organização físico-química existentes. E, além disso, segundo Morin, as descobertas de Hubble sobre a dispersão das galáxias e a descoberta do raio isótropo que vem de todos os horizontes do universo trouxeram a ressurreição de um cosmo singular que teria uma história singular na qual surgiria nossa própria história singular.

Outra ‘avenida’ possível é a da complicação. O problema da complicação surgiu a partir do momento em que se percebe que os fenômenos biológicos e sociais apresentavam um número incalculável de interações, de inter-retroações, uma fabulosa mistura que não poderia ser calculada nem pelo mais potente dos computadores, e daí vem o paradoxo de Niels Bohr que diz: "As interações que mantêm vivo o organismo de um cachorro são as impossíveis de ser estudadas in vivo. Para estudá-las corretamente, seria preciso matar o cão". Pensar o complexo abarca apreender uma misteriosa relação complementar, no entanto, logicamente antagonista , entre as noções de ordem, de desordem e de organização.

Tema muito interessante, sem dúvida. Inclusive porque aqui nem sequer arranhei a riqueza do tema, seguramente. Tente colocar este termo no Google -  surgirá milhares de páginas! É o retrato da (pós-)modernidade contemporânea: tudo junto e misturado...

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Últimas elocubrações destas 'férias'...



'Calder ' 
( de Ferdinando Sorbo
Cellole, caserta - Italy,
obtido agora via Google Images, de
http://pixels.com/profiles/ferdinando-sorbo.html )

Fuçando na web vi uma Galeria virtual, onde figura esta pintura; encontra-se imagens lindíssimas lá; vale a pena conferir. Eu não gosto muito de arte moderna, mas quando é de qualidade, realmente aprecio!

Impossível deixar de comentar o placar de  7 x 1 do jogo Alemanha-Brasil nesta Copa. Quê 'apagão' dos futebolistas que nada; foi falta de preparo mesmo, em todos os sentidos. Muitos não souberam imaginar uma explicação plausível, porque a única é o amadorismo e improvisação que subjaz em muitas de nossas realizações. É da alma brazuca:  falta de seriedade em geral - 'todo mundo é assim', e acabamos nos acostumando, e nos rendendo a esta 'solução' - e depois tudo fica 'bem', vamos levando a vida. Compromisso pra quê? A isso não nos impede a mofa, a zombaria do resto do mundo; não é mais feio fazer papel de bocó... Paciência! (até quando, não se sabe, mas já começa a azoretar).

Vi na revista EXAME desta semana (uma das seis ou sete revistas que teimo em assinar...), a melhor revista de negócios daqui, interessantíssima reportagem de capa - que vou transformar em palestra eventual aos meus alunos - denominada "A Fábrica do Futuro" (edição 1068, ano 48, n. 12, 09 de julho de 2014, p. 32 a 44).  Ela versa sobre a nova revolução industrial que está a processar-se no mundo, e que envolve 3 forças que mutuamente se alimentam: o enorme e onipresente progresso tecnológico (principamente a computação e a automação - leia-se em especial a 'robótica'), a decorrente e extensa digitalização de 'tudo', e as novas frentes de inovação, que ocorrerá de forma cada vez mais colaborativa. 

Vou dar palestras aos meus alunos pois esta tendência constitui um caminho sem volta, e muitos deles não estão atentos a estas questões, por várias razões que  já abordei aqui neste espaço. Uma das mais excruciantes é a falta do hábito de ler sistematica ( quero significar com foco, e de modo critico) e disciplinadamente. Olho com preocupação para o que espera estas novas gerações, pois a velocidade das transformações vai acelerar-se cada vez mais, e temos que desenvolver recursos (complexos) para interpretar estas mudanças, mais e mais impactantes. E, para usar um jargão da área da Administração, mudança 'crítica', que significa que, se for mal gerida, influenciará tudo o que vier a seguir. Podemos imaginar decisões impróprias determinando carreiras perdidas e vidas comprometidas, pela falta de subsídios e ferramental adequado para tomar as diretivas de existência apropriadas...

Como tudo no Ser, como no Existir, vivenciar cada qual sua vida implica um tanto de ciência, um tanto de arte; um tanto de conhecimento, um tanto de sensibilidade, um tanto de objetividade, outro tanto de subjetividade. Combina-las bem - equitativamente -  é que é o sumo desafio... Eu consegui, mercê do Eterno, resgatar a religiosidade como fiel desta 'vivente' balança. Mas dirão que é um dos caminhos (para mim é o único); pode ser que, aos olhos terreais, existam outros, como p. ex. a procura do Belo, da Justiça, da Virtude, da (tal) Felicidade... - é só ler os jornais para averiguar o calidoscópio que constitui a existência humana contemporânea, em todos os sentidos!  Eu, se não tivesse a Fé Reformada, certamente acharia este Ser-e-Existir - como imagino ser para a maioria -  cada vez mais confuso!

terça-feira, 17 de junho de 2014

Ciência



A Ciência é o grande empreendimento humano dos últimos séculos. A Ciência emprega a Pesquisa Científica, que é um conjunto articulado de procedimentos sistemáticos, fundados no raciocínio lógico, objetivando encontrar soluções para os diversos problemas humanos que são propostos, mediante o emprego de métodos (incluído aqui as técnicas e procedimentos) científicos.

Para realizar em sofisticado empreendimento, os homens aprenderam a concatenar recursos humanos, materiais (inclusive disponibilidade de tempo), financeiros e, em especial, a qualificação dos pesquisadores, de modo a realizar os propósitos de auferir o melhor conhecimento sobre o Cosmos (incluído aqui o microcosmo... nós mesmos!) e isso com o mínimo de gastos e no melhor tempo. O pesquisador tem um importante papel nesta equação, e ele ou ela deve ter os requisitos seguintes para dar conta de tão complexa tarefa: (1) Conhecimento do assunto a ser pesquisado; (2) Curiosidade científica; (3) Criatividade; (4) Integridade intelectual; (5) Atitude autocorretiva; (6) Sensibilidade social; (7) Imaginação disciplinada; (8) Perseverança/paciência, e (9) Confiança na experiência. A partir desta lista vemos que não é qualquer um que pode arvorar-se em ser cientista. Alguns acreditam que o são, mas não satisfazem a maioria destes critérios.

Porquê se pesquisa cientificamente? Temos duas finalidades: (1) Razões de ordem intelectual (para alcançar o saber, satisfazer o desejo de adquirir conhecimento correto), realizada por cientistas e diferentes pesquisadores para contribuir para o progresso da Ciência. É a denominada Pesquisa pura ou fundamental.  E (2) Razões de ordem prática (visa aplicações práticas, com objetivo de atender às exigências concretas da vida moderna), realizada por vezes por empresas que criam tecnologia. É denominada Pesquisa aplicada. Não existe uma fronteira intransponível entre estes 2 tipos principais.

A Ciência é uma espécie de vacina moderna contra a irracionalidade e o primitivismo, que insistem em acompanhar os homens. Como tudo hoje em dia, é atacada, desafiada e contrastada como adversária de outras formas de conhecer, como a pertinente à religião ou as maneiras alternativas de se conhecer a realidade. Mas a Ciência nada mais é que uma construção humana, imperfeita, mas é o que é – uma ferramenta - que pode ser mal ou bem utilizada, como qualquer outra. 

Quer saber mais? Quando colocamos o verbete 'Ciência' no Google, recebemos uma miríade de sites instigantes, como o http://labdeensino.blogspot.com.br   Clique lá e você saberá de muita coisa legal. Este, no caso, é despretencioso, mas tem outros sites bem sofisticados, como o http://blog.cienctec.com.br  De qualquer modo é uma área estratégica a educação em Ciência (veja um interessante exemplo inglês em http://www.ase.org.uk/resources/classic-resources-and-archive/global-dimension ) Eu sou apaixonado por este tema, e a melhor coisa que desenvolvi a partir destes estudos todos foi respeitar de igual modo outras maneiras de se ver o Mundo, em especial a Religião. Sim, sei que tem muitos que acham que são - Ciência e Religião - coisas incompatíveis, mas no fundo são Magistérios diversos, que não tem que ser adversários, necessariamente... Quem conhece um pouco destes dois domínios não os vê como opostos.

Eu, como professor da área, vejo com tristeza a falta de familiaridade dos meus alunos com este campo. Quando comparamos nossa nação com aquelas que estão mais avançadas, vemos que elas alcançaram posições elevadas de desenvolvimento por causa do cultivo do espírito científico. Somos ainda, de certo modo, reféns de estruturas arcaicas, quase rudimentares de discussão e gerenciamento de nossa realidade, em suas multicores e multidimensionais matizes. No fundo, acabamos sempre averiguando que nossa Educação é rudimentar (em especial em Ciência), quase incipiente, o que nos leva a sermos insipientes em diversos graus, apesar de nossas "ilhas de excelência”.

Vou propor à minha Universidade a realização de atividades de extensão visando minorar esta deficiência que noto em quase a totalidade dos alunos. Creio que seria o melhor caminho para dotar nossos jovens de ferramentas mais acuradas de pensamento, de julgamento. Tenho duas instâncias que me podem ajudar naquela Instituição de Ensino Superior: um Grupo de Pesquisa e o Comitê de Ética. Bom desafio vejo à frentetrabalho para muitos anos. Mas estou bem animado!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Ética em Pesquisa, dia dos namorados e Copa



Platão e Aristóteles
Gravura obtida agora (via Google Images) de
http://www.biographile.com/the-personality-divide-are-you-more-like-plato-or-aristotle/25239/

Fui designado como Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa lá do UNIFAE. Este comitê é um colegiado multi e transdisciplinar, independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisa envolvendo seres humanos (existem comitês para analisar protocolos de quem usa animais em pesquisa, mas tais comitês não se confundem - pelo menos aqui em brasólia), criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa científica dentro de padrões éticos. O CEP, como se abrevia, é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo pessoas - e isso compreende analisar também a metodologia. Este papel de averiguar investigações científicas com humanos está baseado nas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos CIOMS) e brasileiras (Resolução do Conselho Nacional de Saúde número 466/12 e complementares). De acordo com estas diretrizes: “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um CEP”. 

As atribuições do CEP são de papel consultivo e educativo, visando contribuir para a qualidade das pesquisas, bem como a valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada. Se o investigador científico trabalha com pessoas, deve dispor de um protocolo de pesquisa que seja o resultado de cuidados tanto técnicos (relacionados à discussão científica de um tema de pesquisa) quanto de cuidados dos sujeitos da pesquisa. Tenho muitas tarefas a executar e presentemente estu na fase de ajustar os relatorios do Comitê, os formulários e informativos das rotinas. Existem muitas providências que fazem parte do sistema CEP, além de julgar os protocolos de pesquisa. É o que faremos em boa parte de nosso trabalho doravante no UNIFAE. Que o Pai Celestial me ampare em tão complexa tarefa. 

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Hoje começou a Copa de Futebol aqui no Brasil - não estou muito confiante com nossa Seleção, mas o brasileiro é mais patriota nesta hora do que em outras situações que assim o mereceriam. Não gostei do jogo; tomara que nossa Seleção se ajuste com o andamento dos jogos. Mas temos divertimento certo por um bom tempo. Por exemplo, amanhã temos Holanda versus Espanha, espero espetáculo melhor do que vimos hoje, certamente!

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Passeamos, Ruth e eu, em Poços de Caldas, como sempre fazemos, dede a manhã - hoje o motivo foi o dia dos namorados - e Bilú faz questão de ganhar algum presente. Sempre acerto levando-a a escolher um sapato ou bolsa; como (quase) todo ser feminino, ela é alucinada por estes adereços. Como digo sempre, não tente entender a mulher - elas não seguem a Lógica, e são por demais complexas... Antes que digam que sou machista, arremato: "Mulher não foi feita para ser compreendida, foi feita para ser amada..." É um vuco-vuco quando digo isso em sala de aula, mas todas gostam quando dou o veredicto final - devemos ama-las e pronto!

Não pude deixar de me emocionar (Ruth depois me confessou que também se comoveu): bem do nosso lado, na hora do almoço, uma adolescente deixou cair a bandeja de comida dela, esparramando ruidosamente o prato, talheres e bebida ao chão. As atendentes acorreram logo - limparam o local, abateram a despesa, mas a moçinha ficou inconsolável, e nem quis mais se alimentar. Ficou em sua solidão derramando lágrimas silentes e digitando o celular. Um casal que a acompanhava não teve a sensibilidade de orienta-la nesta hora; tivemos, Ruth e eu, a percepção da jovem senhora ser a sua mãe, acompanhada de um amigo - talvez um pretendente, posto que o homem não parecia (pela atitude e pelas feições) ser seu pai. Eu faria tão diferente se fosse a minha filha (lembrei-me na hora das minhas 3 meninas - como eu ansiava protege-las!); ela não ficaria se sentindo desamparada daquele modo. Mas 'fazer' um filho é muito diferente de educa-lo. Sei que não sou boa referencia para ninguém pois fui forçado a divorciar por 2 vezes, mas enquanto meus filhos estiveram comigo procurei cumprir o melhor que pude meu dever de pai. Uma das coisas mais lindas que ouvi na vida foi meu filho  dizer que ele iria criar seus filhos do mesmo modo que eu o criei (e eu o criei do modo com que meu pai criou meus irmãos e a mim, com diálogo e mão firme, num lar cristão).

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Demorei a escrever aqui - muitas provas (elaborar e corrigir) e as providências do Comitê de Ética, principalmente, entremeadas com os dias que vou ao Asilo e às minhas leituras. Tenho uma carga elevada de leitura, auto-imposta, mas essencial em todos os sentidos  - papers, jornais diários, revistas, Bíblia (Esta me toma, hoje em dia, a maior parte do tempo - quanta oportunidade de aprendizado espiritual 'perdi', não bebendo da Fonte! Mas também tive que me preparar bem para isso...). Tenho esta rotina desde jovem, e é o que me mantém vivo, em especial a leitura da Palavra.

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Nestas férias de Julho terei, ao que parece, que assessorar meu filho que vai vir aqui ao Brasil a trabalho. Mas estou vendo também se faço a cirurgia de desvio de septo nasal, que já deveria ter feito há tempos. Vamos ter que planejar e articular os diversos projetos. E não vou ter o mês inteiro de inatividade acadêmica, 'por causa' do Comitê de Ética e também por causa do meu Grupo de Estudo do Idoso. Tenho que dar conta disto tudo, mas sei que o Senhor me ampara; procuro andar no Seu Caminho...

O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada;
ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.
Salmo 37: 23 e 23  ( Nova Versão Internacional)

sábado, 24 de maio de 2014

Frio, chuva e Institutas!


Foto obtida agora (via Google Images)  de
http://www.luizberto.com/alem-do-que-se-le-uma-coluna-de-luciane-trevejo/medo-da-chuva

É mais ou menos esta imagem que eu vejo aqui do meu escritório.  Ao contrário de muitas pessoas que ficam triste com este tempo, eu fico muito feliz - lembro-me da infância, onde ficava 'horas' admirando este milagre, e o quanto a chuva é benéfica. Quando existem tragédias por causa de inundações no mais das vezes a culpa é do desmatamento e más escolhas de onde colocar a residência, etc.

Faço uma certa meditação olhando a chuva intermitente. Consigo pensar, cogitar, refletir por horas, se necessário - treinei na juventude a meditação Zen, e acho que preciso voltar a praticar. Estou muito desatento!

foto obtida agora (via Google Images) de
http://zenways.org/zen-study/sitting.html

Espero que este friozinho permaneça, pois tivemos muito calor nestes últimos semestres - nem digo 'meses'... e tem gente que não acredita nas mudanças climáticas! Já disse que estou economizando dinheiro para colocar um ar-condicionado; eu não gosto deste aparelho, mas estou me rendendo à necessidade. À noite fica  'impossível' dormir, imagine...

Estou lendo novamente as Institutas (Instituição da Religião Cristã), obra prima de João Calvino. Um é o alimento para o corpo, e outro para o espírito. Neste, depois da Bíblia, é a obra que me alimenta mais!

Quer uma dica legal? Tem um site bem interessante para quem gosta de estar 'antenado' em ferramentas digitais, é o Olhar Digital - http://olhardigital.uol.com.br/  tem muitas dicas e novidades. Eu peguei um programa bem legal, que está no link  ('copie e cole'...) http://olhardigital.uol.com.br/download/41065/41065?oid=0 e acho que você poderia inspecionar...

Amanhã é o último dia do torneio de Sumô de maio - não houve grandes surpresas, apesar de resultados inesperados (como sempre acontecem). A luta só se decide na hora mesmo; bem, a não ser que se faça trapaça - há tempos, até um torneio foi cancelado quando se descobriu uma rede de resultados 'armados'. Deu grande confusão e muita gente foi banida, até um Yokozuna, imagine!!

Hoje e amanhã vou produzir as provas de final de semestre - que preguiça!!  Mas faz parte, que fazer; quem sabe um dia inventam algo melhor para mensurar a aprendizagem...

Imagem obtida agora (via Google Images) de
http://www.shambhalastudios.com/zen-meditation-and-mindfulness-for-insight-course

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Frio e fim de semestre...



Foto de minha cidade obtida agora de
http://www.panoramio.com/photo/20342605

Enquanto espero Bilú para a gente ir almoçar, rabisco aqui algumas mal-traçadas linhas. Está um friozinho gostoso pra daná e já li todos os jornais e revistas ociosas. Ruth está no curso de pós-graduação (uma vez no mês ela tem aulas sabados e domingos o dia todo, uff...).

Nunca imaginei terminar meus dias aqui em São João da Boa Vista. Sim tem aquelas lindas montanhas ao fundo da foto - é a Serra da Mantiqueira, uma das grandes formações geológicas que a gente estuda na escola. Lugar muito bonito de se passear, com muitas fazendas, restaurantes rústicos e paisagens deslumbrantes. E, é claro, é lá que fica, nas Minas Gerais, a cidade de Poços de Caldas, linda de morrer, em todos os sentidos - Bilú e eu vamos sempre passear ali e comer um tutu à mineira.

Fim de semestre se aproxima: avaliações de aprendizagem e o chororô, a choraria dos alunos com as notas recebidas, que eles NUNCA concordam. Sistema anacrônico este de ter que dar nota para aluno, mas fazer o quê; ninguém inventa algo melhor... Mas vou ser mais 'bonzinho' doravante, pois o contexto didático-pedagógico universitário moderno se alterou significativamente nos últimos tempos. Mas procuro sempre açular os alunos com textos, ensaios, livros que posto no portal acadêmico.

Eu havia escrito estas linhas anteriores (ontem) e tive que interromper para irmos à noite na Igreja. Agora nesta segunda feira cedo eu finalizo, para postar algo no início de semana. Mas eu estava vendo agora como é avassalador a possibilidade de pesquisa que se encontra nos robôs (veja este verbete no Houaiss e conheça sua origem - interessante!!) de busca do tipo Google, ou Redalyc.org ou mesmo nosso ótimo Scielo.br. Temos agora que nos aprimorar nesta tarefa mais ou menos modernizada, senão somente recebemos lixo de nossos terminais. Quer ver um bom resultado que encontrei, sobre Ética e outros assuntos (principalmente algumas repercussões sobre os anos de chumbo no Brasil, os tempos de ditadura) : veja  bit.ly/SUy6Xm

Quanto mais vejo e bato a cabeça e me decepciono com as pessoas, mais me refugio na Palavra, e na Fé Reformada. Neste caos atual, quem não tem um ponto de ancoragem, afunda facilmente (e muitos não se aperceberam disso ainda!) e ficam só 'pagando mico', como se diz. Vida tempolábil...

sábado, 10 de maio de 2014

Sabadão e dia das Mães


Gravura obtida  de http://aeon.co/magazine
(revista digital muuiiito interessante...)

Aff, faz tempo que não escrevo; não é que não tenha coisa pra dizer - tenho e muito, mas é que, no espírito do blog (slow blogging...), escrevo quando acho que tem alguma importância, algo que possa ser de utilidade. E, também, tenho tido muita atividade no Centro Universitário onde trabalho - novos projetos e incumbências.

Mas sobre a revista acima, de onde tirei a linda gravura estilo zen, veja a reportagem neste endereço: http://aeon.co/magazine/being-human/how-profound-love-can-last-a-lifetime/  muito legal mesmo!  É revista para mentes privilegiadas... E o mais legal é que, a cada texto, tenho a facilidade de manda-lo diretamente para o meu arquivo no leitor Kindle Fire, da Amazon, que eu trouxe quando da minha última viagem aos meus netos nos Estados Unidos.  Show de bola, como se diz aqui em brazolia.

Amanhã vamos prestigiar mais uma vez a matriarca no dia das Mães. Cada momento com ela aqui na Terra devemos privar, pois nada é eterno aqui nesta esfera - somente as coisas do espírito - e tem muita gente que não acredita nisso. Mas se não for assim, como considerar esta vida triste? Se você ficar pensando muito, acaba na solução de alguns existencialistas - o absurdo, e seu fim necessário, o nada. Por isso que muitos acabam se suicidando... Para mim, este - suicidar-se - é o verdadeiro absurdo; mas não julgo, o ente humano é por demais complexo para realizarmos isso - talvez quanto a alguma conduta, e bem contextualizada a sua análise, por favor.

Que friozinho gostoso deste outono - tinha quase me esquecido, dada a quentura do semestre passado. Que horror a canícula que a todo ano se intromete em nossa qualidade de vida. (Vou mandar instalar um condicionador de ar, 'urgente'!) Vamos convidar já um casal amigo para vir tomar vinho e queijo conosco com o aparelho de raclette que temos... E ficar jogando conversa fora! (não sabes o que é raclette? veja em http://www.segredosdatiaemilia.com.br/2013/07/03/como-fazer-raclette-e-fondue-de-carne-queijo-e-chocolate )   Enjoy!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Bênçãos...


Firmina e Geraldo Vieira Dutra

Olha os meus pais no começo dos anos 70... eram bonitos, hein? Sou muito grato a eles por terem - perseverantemente - nos ensinado (meus irmãos e eu) nos valores cristãos. O ensino dos filhos é um dos aspectos mais importantes do convênio do cristão com o Pai Celestial, conforme vemos em Hebreus 12, 1 a 17. Nos versículos de 6 a 9 lemos (Almeida Corrigida e Revisada Fiel):

6 Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho.
7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos;  
porque, que filho há a quem o pai não corrija?
8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, 
sois então bastardos, e não filhos.
9 Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?

Agora idoso, vejo quanto tempo perdi em não ter reverenciado o ensino e a Palavra como devia. Mas acho que o Senhor em sua misericórdia me preservou e me resgatou, regenerando-me em definitivo nesta fase que posso finalmente entender Seu Plano Eterno. A Fé Reformada foi central nesta minha conversão. Quando digo Fé Reformada reverencio o grande teólogo João Calvino, o maior que consigo divisar.

Hoje temos muita boa instrução sobre os desígnios celestiais, fundados nas Sagradas Escrituras. Indico aqui um ótimo livro, escrito por dois pastores inigualáveis, Herman Hanko & David J. Englesma. O nome é 'Keeping God's Covenant', e pode ser adquirido no site  http://www.britishreformedfellowship.org.uk , mais especificamente  http://www.britishreformedfellowship.org.uk/index.php/books-a-pamphlets

Sou muito grato a Deus pela sua instrução e amor a uma pessoa tão viciosa como eu. Ele nunca desistiu de mim. Honrarei sempre a meus pais e a memória dos meus antepassados, pois sei que foi por eles que o Pai Celestial me ama...

Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e
 guardam os seus mandamentos.  (Deuteronomio, 7:  9)

sábado, 12 de abril de 2014

Vinde a mim... (Mateus, 11: 28)



Gravura obtida agora (via Google Images) de
http://www.brasilescola.com/filosofia/filosofia-crista.htm

Ainda me lembro da vivência sentimental quando entendi (e aceitei com todo o meu ser) este convite, em meu coração. Não tanto pelo fato de ter lido a frase tantas vezes anteriormente, mas não a ter compreeendido, mas pela impressão existencial que determinou (naquela vez especial), quando eu efetivamente estava preparado, destinado, a entende-la. Ela me vem sempre à mente, e me conforta muito. E me emociona; é um relembrar que mobiliza, como dizem os psicólogos.

O crente deveria meditar sempre neste convite, que Ele nos (re)faz constantemente, a cada passo. "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel) Este convite tem toda a sua dimensão cósmica e eterna posto que foi selada com o sacrifício que Ele fez por nós, de uma vez por todas, no Calvário.

E porquê Ele (e somente Ele) pode nos fazer tal convite? Porque Ele, reconciliando-nos nEle com o nosso Pai Celestial, tirou-nos o fardo do pecado, coisa que não poderíamos ter feito por nós mesmos. O que Ele nos pede agora ficou factível... "Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:30). Todo o crente não pode esquecer disso - ninguém pode duvidar disso!

Nos dias atuais, corruptos e violentos, este convite ecoa com mais veemência, mas parece que já há tempos se anuncia...  "E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção." (Isaías, 10: 27). Só Deus sabe o quanto sou grato a Ele por isso!