A V I S O


I am a Freemason and a member of both the regular, recognized ARLS Presidente Roosevelt 75 (São João da Boa Vista, SP) and the GLESP Grande Loja do Estado de São Paulo, Brazil. However, unless otherwise attributed, the opinions expressed in this blog are my own, or of others expressing theirs by posting comments. I do not in any way represent the official positions of my lodge or Grand Lodge, any associated organization of which I may or may not be a member, or the fraternity of Freemasonry as a whole.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Relacionamentos...


gravura obtida agora de 
http://fernandogomespr.blogspot.com.br/2010/04/como-cultivar-relacionamentos-saudaveis.html


Tenho muitos alunos e alunas. Alguns vem e vão. Poucos permanecem. Pouquíssimas vezes vemos iniciativas de com-vivências que marcam pela sinceridade. Recebo e-mails e comunicados de alunos, a maior parte para procedimentos acadêmicos, 'administrativos', ou de esclarecimentos sobre disciplina.

Uma das novas alunas, Ana Paula, mandou-me este seu texto:


Milésimo de segundo


'Como se toda a tristeza e a dúvida do mundo chegassem em um segundo. De felicidade plena tudo se transforma em incerteza, medo.

Todos os seus sonhos parecem impossíveis e tudo o que você mais quer é algo (ou alguém) que conforte o seu coração de uma forma rápida. Como um milésimo de segundo.
Todas as palavras e explicações são vazias, o que mais importa nesse momento é o final disso tudo.

A incerteza dói, e dói muito mais na solidão. Solidão entre muitos. Solidão na multidão.
Confortos falsos não importam mais. Que caiam as máscaras e se feche a cortina desse espetáculo da vida real!

O único espectador é você. O único ator principal é você. O mundo gira. Tudo passa, porém um instante parece ser infinito aos olhos do sofredor.
Drama, comédia, tragédia. Tudo se mistura em pouco tempo.
Em um dia, uma comédia de erros, fatos do cotidiano, nada muda.
No outro, uma tragédia grega, e tudo parece desmoronar.

Ao invés de um consolo, me consolo com o silêncio. Sei que os segundos e as horas vão passar, tudo vai se acertar. O destino é sábio, cria situações, sabe o fardo, o sofrimento, mas logo depois de tanta tristeza e incerteza a alegria impera.
Alguns segundos de tristeza são necessários para construir o resto de uma vida de alegrias.'


Pergunta se acho dramático ou melancólico... nem um nem outro, é dela, um texto denso, vivencial, carregado de pessoalidade. Fala de solidão, tristeza, sonhos, incertezas, medos e felicidade. Mas o que chama a atenção é que ela remete tudo isso à responsabilidade da pessoa em viver estes achados, estas vivências, e a paradoxal transitoriedade de tudo isso ... Acho que  ela será uma humanista-existencial, como eu.

Vou lhe remeter alguns textos, sei que ela vai gostar muito...

segunda-feira, 19 de março de 2012

Sinal dos tempos!

gravura obtida agora de: bit.ly/GzGJbl (ali tem notícia sobre isso também)


Para mim, a notícia impactante da semana passada foi o fato de a centenária Encyclopaedia Britannica não vai mais ser oferecida em papel. Lembro-me até hoje da emoção de receber a minha, na época em que fazia Mestrado em Ciências da Motricidade, lá no Instituto de Biociências da UNESP, em Rio Claro (SP). Eu tinha ido acompanhar minha orientadora, a inesquecível Professora Maria Eunice Quilici Gonzalez, a um Congresso de Filosofia em Águas de Lindoya, e lá havia um vendedor da Britannica muito eficiente e... resultado: como consegui uma condição bastante favorável, com suaves prestações, logo estava com minha coleção. Sempre que posso a manuseio - é algo incomparável, realmente.

Quando adolescente li muito a Britannica de meu pai (ele também havia comprado a Britannica Júnior, mas eu logo me apossei da edição principal) e aprendi a amar aquela coleção; até o cheiro do papel - igual a da Bíblia - me seduzia... Coisas de quem ama os livros - fato que era muito estimulado em casa. Que rigor, que textos primorosos! Os maiorais de cada campo do conhecimento escreviam nos diversos tomos, ricamente encadernados e decorados. Um primor de acabamento (couro!), sem dúvida... Parece que os novos tempos da digitalização de tudo são 'irreversíveis'; veja mais sobre esta tendência em  bit.ly/zqFmqg

Outro fato que chamou muito minha atenção: um ínclito membro do Ministério Público decidiu processar o maior de nossos dicionários por constar nele o registro desabonador da palavra 'cigano'. Se isso vingar (em nosso país pode-se esperar tudo!) veremos revisar todos termos pejorativos em nossos dicionários (se bem que o insigne funcionário da justiça verberou somente contra o Houaiss...). Mas como que ainda hoje se pensa em matar o mensageiro por causa da mensagem que ele carrega? Eu sempre imaginei que quem deveria ser 'morto' seria aquele que precisamente mandou o mensageiro carregar/entregar a mensagem... que coisa! Vi um comentário a respeito do assunto pelo literato Paquale Cipro Neto, da Folha de São Paulo (Ano 92, nro. 30.297, de 15 de março de 2012, à p. 'C-2' do Caderno Cotidiano) e ri muito. O professor tem a finura das palavras, efetivamente.

Cáspite! Tenho uma certa mania, confesso: acumulo textos que gosto, e arquivo em pastas suspensas e caixas 'montes' de recortes de jornal e cópias impressas de artigos, papers e xerox de capítulos de livros. Que excentricidade a minha, vou procurar um psicanalista... Digo a mim mesmo que 'um dia' posso precisar, etc... será patacoada? Tenho dó de deitar fora; folhas e folhas contendo ditados, aforismos, apotegmas e parêmias as tenho reunidas em diversas pastas 'preciosas'! Que mania, preciso remir...    =)

terça-feira, 13 de março de 2012

artigo A NATUREZA DO AUTO-ENGANO: proposições iniciais


Resumo
Este artigo discute a natureza do fenômeno do Auto-engano e os diversos campos onde se manifesta. Aponta-se que os aspectos cognitivos, conativos,   afetivos, intencionais, conscientes, inconscientes e volitivos podem tomar parte no entendimento do fenômeno.
  
            O Homem sempre enfrentou a situação onde a falsidade, a mentira, o logro pode tomar parte, e envida diuturnamente esforços tanto para empregar com certa segurança estas estratégias contra terceiros, quanto para identificar as que os mesmos utilizam contra ele. Apesar de certos agentes políticos serem, ao que parece, atualmente, os mais notórios usuários deste tipo de 'jogo' (v., p. ex. BONASSI, 2007, p. E-6), um tipo especial de logro muito investigado atualmente consiste na situação onde existe identidade entre o agente que logra e o agente que sofre a ação de engano, denominado 'Auto-engano' (doravante grafado 'AE'). Este artigo pretende discutir algumas nuanças que envolvem a correta identificação do fenômeno, como parte de uma investigação psicológica sobre a violência interpessoal  posto que, entre outros, conforme Rosenfield (2007, p. A-2), “a mentira é um meio de provocar a violência (...)”. (Para uma sucinta explanação dos principais aspectos psicológicos da natureza do fenômeno do AE, v. SHAPIRO, 1996).

          O problema do AE, à semelhança do problema mente-corpo, tem intrigado os estudiosos, desde tempos imemoriais - inclusive nas Escrituras cristãs encontra-se menção de tal fenômeno, como em Gálatas 6:3. Na literatura sobre o tema tem-se definido o termo como o ato de enganar-se a si mesmo ou como o estado de estar enganado por si mesmo. Não há consenso entre os especialistas sobre o fato de que aquele que se auto-engana estar ou não consciente de tal ato. Em que sentidos casos de auto-engano seriam distintos de hipnotismo,  'lavagem cerebral', 'pensamento positivo', 'cegueira intelectual', raciocínio ou pensamento tendencioso (enviesado), juízo distorcido ou outras formas de irracionalidade? No entanto, a considerar-se que o AE envolve logro intencional, a definição irá direcionar ao questionamento adicional sobre como alguém pode, ao mesmo tempo, pretender iludir-se e ter sucesso em tal empreitada. (MARTIN, 1986; MELE, 1987).

A definição usual de AE ( como p. ex., “The act of deceiving oneself or the state of being deceived by oneself ”, HONDERICH, 1995, p. 818) encontrada em diversos  textos é, aparentemente, circular. Observa-se grande variabilidade de interpretações entre diversos autores sobre o que seria AE, como por exemplo, em Platão (Crátilo), em Sartre (L’Être et le néant) e em Kierkegaard (Enten-Eller), para citar os mais conhecidos. Será que estes autores se referem ao mesmo fenômeno? Ou são diferentes fenômenos sob a mesma nomenclatura, o que leva a considerações sobre diferentes usos do termo? AE parece facilmente ser algo paradoxal. Como pode o enganador-que-conhece ser ao mesmo tempo o enganado-que-desconhece? Como pode alguém, intencionalmente, sabendo, não saber? Se isto ocorre, o processo requer um monitoramento seletivo de si mesmo e esta seletividade implica, de um lado, saber o que deve ser sabido e ao mesmo tempo ser capaz de não sabe-lo (SHAPIRO, 1996).

            Por outro prisma, em que difere essencialmente mentir para si da mentira para os outros? Para ilustrar com um aspecto do cotidiano de todos, o fenômeno da protelação de tarefas, pode ser um exemplo de AE? (ver, p. ex., MELLO, L. E. de A. M. ‘Amanhã eu faço’ – Estudos relacionam a protelação de tarefas à ansiedade e à depressão. FOLHA DE SÃO PAULO, 03 de Janeiro de 1999, Caderno mais!/Ciência, p. 5-13.; MICHELOOTTI, G.  Empurrando com a barriga. FOLHA DE SÃO PAULO, 17 de Janeiro de 1999. Cad. Campinas/Revista, p.3-17)  Parece não haver unanimidade sobre o entendimento da natureza do AE (SVECE, 1996), tornando trabalhoso o estudo do fenômeno. Muitos aspectos podem estar envolvido na determinação do fenômeno. Por exemplo, PALUSH (1967, p. 276) diz que uma pessoa X está auto-enganada quando:

(1) X crê p e p é falso. (2) X sabe a evidência relevante contra a verdade de p. (3) X tem algum motivo para descartar a evidência. (4) Se o motivo foi insuficiente ou deficiente, X veria que p é falso e a sua negação verdadeira. (5) se o motivo fosse tornado claro a X ele veria que isso não proveria razões legítimas para a sua crença. (6) X é livre para discernir a capacidade do seu motivo.

[(1) X believes p and p is false. (2) X knows the evidence which counts against the thruth of p. (3) X has some motives for discounting the evidence. (4) If the motive were lacking X would see that p is false and its negation true. (5) If the motive were made clear to X he would see that it provided no legitimate grounds for his belief. (6) X is free to discern the character of his motive]

            Nesta linha de pensamento, FOSS (1980, p. 241) declara que ‘Jones deceives himself that  p  just in case (i) Jones brings it about that Jones believes that  p, and (ii) Jones knows that not-p. Para SIEGLER (1962, p. 473) se White diz a Brown que Brown está enganando a si mesmo, White está dizendo a Brown que este tem uma crença errônea, e aquele está afirmando que é irracional para Brown ter tal crença. Por outro lado, Herbert FINGARETTE (1969, p. 81) aduz que o auto-enganador é aquele que de certa maneira está comprometido no mundo mas recusa o próprio comprometimento, não o reconhecendo a si mesmo como seu [‘the self-deceiver is one who is in some way engaged in the world but who disavows the engagement, who will not acknowledge it even to himself as his']. Enquanto os dois primeiros autores descrevem o fenômeno empregando explicitamente o conceito de crença, este ultimo parece fundamentar o AE em aspectos emocionais.

            Adicionando algumas dimensões não presentes nas formulações anteriores, AUDI (1985) estabelece que:

Uma pessoa, S, está em um estado de auto-engano com relação a uma proposição, p, se e somente se: (1) S inconscientemente sabe que não-p (ou tem razão para crer, e inconsciente e verdadeiramente crê que não-p); (2) S sinceramente admite ou está disposto a admitir sinceramente, que p; e (3) S tem ao menos uma carência que explicita, em parte, tanto porque a crença em não-p de S seja inconsciente e porque S está inclinado a admitir que p, mesmo quando reconhece, constata evidência contra p.

            Aqui temos intencionalidades ('sinceramente admite'), crenças 'inconscientes', 'carências' e 'inclinações' tomando parte na explanação do fenômeno, o que faz acreditar que o acontecimento possui muitas dimensões que, em princípio, desafiam qualquer proposta simplista de definição. Até ocorrências como 'esquecimento', colocado de modo vago ('certas circunstãncias'), como em CANFIELD & GUSTAVSON (1962, p. 34-35) é proposto:  “tudo o que ocorre no auto-engano (...) é que a pessoa crê ou esquece algo em certas circunstâncias [all that happens in self-deception (...) is that the person believes or forgets something in certain circumstances]”, e as circunstâncias constituiriam a falta de garantia para a crença envolvida.

            Esta lista pode ser consideravelmente ampliada, com variações mais ou menos ampla nos níveis descritivos envolvidos. Em resumo, analisando algumas das formulações citadas, podemos ver que Fingarette pensa AE como compreendendo engajamento no mundo, enquanto que muitos dos citados consideram o fulcro do fenômeno repousando na crença numa proposição p, concomitantemente com a crença na proposição não-p. Foss indica que AE requer duas crenças contraditórias (e parece sugerir também que Jones intencionalmente engana a si mesmo), enquanto que Audi, Canfield & Gustavson, Siegler e Palush descrevem AE consistindo na presença de uma crença sem sustentação, sem garantia, em outras palavras, sem evidência. De modo diferenciado dos demais estudiosos considerados brevemente aqui, Audi considera que AE requer conhecimento inconsciente, o quanto paradoxal possa isto parecer.

            Assim, mediante o exame desta literatura, observamos que o tema do AE possui muitas interfaces como p. ex., (a) estados cognitivos; (b) estados conativos; (c) estados afetivos; (d) intencionalidade; (e) estados da consciência; (f) determinismo e liberdade; (g) estados volitivos, que direcionam o estudo para possibilidades de contribuição, além da Psicologia, também para a Filosofia da Mente e para a Filosofia da Ação. De igual modo, no âmbito da Filosofia Moral, o tema do AE também exibe considerável questionamento.

            O estudo do AE e da conduta mentirosa apresenta relevância tanto teórica, auxiliando a clarificação do uso comum do conceito, como prática, conforme tem sido proposto p.ex., por alguns setores da área da saúde ensejando que auto-afirmações de cunho duvidoso podem atuar como coadjuvantes em determinadas terapias de cunho psicológico (McGARRY-PETERS, 1990; RUDDICK, 1999), o quanto isto possa ser eticamente questionado.

            Ultimamente tem-se observado grande interesse sobre o estudo do engano de si e dos outros, dissimulação e esquivas, com discussões e pesquisas patrocinadas nos mais diversos campos de investigação. Nas Ciências Jurídicas, cremos que o entendimento dos motivos que levam as pessoas a cometer certos atos envolvendo mentira e engano deliberado pode colaborar na aplicação adequada da Justiça, posto que podem levar a situações de abuso e violência. Neste âmbito, muitas questões do Direito Civil (principalmente) ligados ao AE tem sido objeto de discussão como, p. ex., nas acusações de abuso sexual infantil (KOCOURKOVA & MALA, 1996) e falsas acusações de estupro (BIEDER & MAES-BIEDER, 1995; FELDMAN et al, 1994; KANIN, 1994). No Direito Penal, faceando a Psicologia Forense e Judiciária, muitas questões sofrem semelhante escrutínio, como na situação de interrogatório onde se originam falsas confissões (GUDJONSSON, 1990, 1992;).

            No campo da Psicologia, a discussão de muitos aspectos do AE e suas interfaces tem sido propostos. Dentre elas podemos citar o uso de instrumentos psicológicos de avaliação da personalidade na identificação de dissimulação de abuso de substâncias (FALS-STEWART & LUCENTE, 1997) e de jogadores compulsivos (JOHNSON et al, 1997), no uso de referenciais psicofísicos na identificação da mentira (VINCENT & FUREDY, 1992), na Psicologia da adoção, sobre crianças e adolescentes que sofreram abusos ou injúrias (WILKINSON & HOUGH, 1996; GLASPER & POWELL, 1996; RICCI, 1995; RIESER, 1991), na pesquisa sobre hipnotismo (KINUNNEN et al, 1994) e assertividade (KERN, 1994).

            Um dos tópicos mais desafiadores (e que interessa de perto ao Psicólogo) seria a ocorrência do engano em situação de psicoterapia ou consulta, nos mais variados temas (BILLIG, 1991; SMITH, 1991; HENDRICKS, 1990; O’SHAUGHNESSY, 1990). O estudo do AE aqui pode ser associado a certos aspectos do comportamento lingüístico, favorecendo novos insights (SIEGRIST, 1995). Uma lacuna que observamos no exame da literatura é a inexistência de instrumentos que possam auxiliar ao Psicólogo a inventariar de modo rápido e confiável a extensão da posse de idéias inapropriadas/irracionais e relacionados ao nível de ansiedade por parte do cliente, e que favoreceriam a ocorrência de engano, auto-engano e dissimulação na situação de consulta.

No que tange às implicações sociais da circunstância do fenômeno do AE, averigua-se que o mesmo, mediante sutis variações, parece estar disseminado, como vimos, por todo espectro do relacionamento humano. Muitas dimensões da mentira, do engano e do auto-engano são objeto de pesquisa, como lograr nos relacionamentos interpessoais casuais e íntimos (DE PAULO & KASHY, 1998), inclusive com subdimensões quanto à opção sexual das pessoas (BURDON, 1996), no ambiente de trabalho (MILLER, RESICK & RICHMOND, 1997), e no ambiente da promoção da saúde física (HUDSON, 1996; HADJISTAVROPOULOS et al, 1996; SOBEL, 1996). Encontramos igualmente interessantes discussões sobre o fenômeno do AE em estudos no tratamento de usuários de tabaco (WOODWARD & TUNSTALL-PEDOE, 1992), na formação de estudantes de medicina (THOMPSON, 1995; WATTS, 1995) e na prática da enfermagem (TUCKETT, 1998; TAMMELLEO, 1997). Mesmo na área de negócios, certas descrições remetem ao tema do AE (GARCIA, 1998).

            Com o acelerado desenvolvimento da tecnologia da comunicação, a velocidade e a magnitude das influências interpessoais ficam, ao que parece, mais e mais pronunciadas. Em igual extensão podemos esperar que os problemas nesta área do engano e auto-engano possam afetar maior número de indivíduos, em especial àqueles que não tem oportunidades igualitárias de inserção na Sociedade. Neste sentido, acreditamos que as iniciativas que promovam o esclarecimento das dificuldades humanas em geral (notadamente, nos últimos tempos, problematizados pela questão da violência) e do engano em particular tornam-se cada vez mais missão dos estudiosos e cientistas, em especial àqueles voltados para as Ciências Humanas.

            Estas constatações iniciais permitem identificar uma dificuldade importante para a consideração da questão do AE e o prosseguimento de nossa discussão. Perguntamos novamente: estas diferentes interpretações do que constitua AE são diferentes definições para o mesmo fenômeno, ou são descrições de diversos fenômenos sob a mesma nomenclatura, ou ainda, corporificam descrições de diferentes usos do termo Auto-Engano?

            Para estabelecer um parâmetro de trabalho dentre as muitas acepções para o fenômeno, iremos atentar em nossas futuras investigações para o termo AE e o significado do mesmo na linguagem ordinária, visto a ocorrência de ‘alguém-enganar-a-si-mesmo’ existir já antes de qualquer estudo teórico sistemático sobre o fenômeno. Este significado pode servir de base para comparação dentre as diferentes interpretações formuladas, averiguando quão coincidentes ou distantes as mesmas se mostram quando comparadas com a noção presente no senso comum do termo. Acreditamos que da análise dos muitos horizontes descritivos poderemos ampliar nossa compreensão sobre o fenômeno, em especial para a determinação e emergência das situações de crise nas populações (pequeno grupo), como p. ex., as de violência interpessoal.

REFERÊNCIAS


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sábado, 10 de março de 2012

Um filme que honra a indústria do Cinema...

Emma Thompson, via web


Uff...  ontem cedo  na TV a cabo (Cinemax),  um filme americano (HBO Films) de 2001 que é um soco no estomago. O título original, ‘Wit’, foi aportuguesado como ‘Uma lição de vida’, o que faz perder um pouco do sentido: como substantivo, WIT quer dizer juízo, razão, inteligência viva, ou destreza, habilidade, além de finura, perspicácia, agudeza, sagacidade, pessoa espirituosa ou brincalhona, aspectos intrínsecos à personalidade da personagem principal. É película do Diretor Mike Nichols, com a fabulosa Emma Thompson no papel principal, coadjuvado por Audra McDonalds como a enfermeira-chefe, e também a grande atriz inglesa Eileen Atkins,  ainda que esta apareça pouco no filme.

É uma história ambientada em nossa época, sobre uma celebrada professora (que é catedrática de poesia inglesa do século XVII), de nome Vivian Bearing, que descobre ter câncer no ovário, em estágio avançado. Ela é uma pessoa fria, inflexível, que se fragiliza posteriormente com a grave doença. Esta película pode ser apreciada em muitas dimensões, além de ser uma reflexão pessoal e tanto sobre a transitoriedade da vida. Eu o vejo também como uma excelente ferramenta para treinamento de estudantes da área da saúde, posto que propicia valiosas intelecções sobre o relacionamento profissional-paciente, sobre questões éticas como, p. ex., suicídio assistido (não diretamente abordado ali), sobre Deus, sobre cuidados paliativos, sobre solidão e desamparo, sobre liberdade, sobre a finitude e a efemeridade da vida, etc... é um filme denso, profundo mesmo. Honra a sétima arte!

Comento uma passagem que me foi marcante (entre várias, algumas bem impactantes – não vou dar mais detalhes para não ser ‘desmancha-prazeres’...): aquela em que, às 4 da madrugada, paciente e enfermeira-chefe conversam, compartilhando um sorvete (bom para minimizar os desconfortos gastrointestinais da terapia anticâncer), sobre a opção que a doente tinha de ser ou não ressuscitada, em caso de parada cardíaca. A única pergunta da professora é se a enfermeira iria continuar cuidando dela...; depois que a enfermeira se vai, a professora se pergunta se tinha se tornado piegas; discute consigo sobre vida & morte, e se questiona, porque imaginava que “ser inteligente fosse suficiente...” A cena seguinte dela de se encolher no leito, embaixo do cobertor, totalmente desarvorada, desamparada, lembra um desejo de voltar ao útero... Ela diz... “dor, uma palavra tão pequena..., mas que paradoxalmente significa estar viva...”

Impossível não se comover, ainda mais sendo um profissional que vivencia ocasionalmente estes desafios em seus clientes. Como sempre digo, somos frágeis, uma ‘casquinha’... Nada como um filme de alto nível assim para nos relembrar velhas lições!

terça-feira, 6 de março de 2012

Saudades de Rio Claro...

Arquivo pessoal

Esta foto foi retirada quando ainda morávamos em Rio Claro (SP) na casa da Rua Três, no bairro de Copacabana, em frente ao estádio do Velo Club. Como sempre, a mana Lia está no centro da bagunça. A gente era (bem, ainda somos...) muito festeiro, muita comemoração - com 5 filhos casados e com netos sempre tem um motivo! Esta casa deixou muita saudade, afinal, moramos todos lá (com intervalos de estudo, casamento, divórcio, e trabalho) por 40 anos. Meu pai fez umas 4 grandes reformas e ampliações na mesma...

[ Eu já tive o cabelo ainda mais comprido do que aparece na foto (não dá mais para deixar assim, que pena...) mas meu mano mais velho, Luciano desde o final da adolescência já tinha cabelo em queda - é o único calvo dos manos, como meu pai. O Sergio, à direita, ainda ostenta densa cabeleira. ]

Que família bonita, esta do Sr. Geraldo e de Dona Firmina. Três engenheiros, uma fisioterapeuta e um psicólogo. Dois PhD, um Mestre e duas pós-graduadas Especialistas. Tal resultado deve-se ao precoce incentivo que os genitores deram aos filhos, com grande sacrifício, em termos de leitura, estudo, cursos e oportunidades. Lembro-me das conversas com meu pai e ele me dizendo como ia ser o futuro... muito antes do surgimento do computador pessoal e outras coisas comuns hoje em dia ele alertava para a importância de estudar informática e inglês. Todos nós, adolescentes, cursamos inglês, e os meus dois irmãos efetivamente acabaram realizando estudos graduados e pós-graduados sobre computação e sistemas informatizados. Eu e minha mana Lúcia fomos para a área da Saúde; Lia também virou engenheira, mas da área de Saneamento, mas hoje ministra aulas e trabalha com arte (jóias artesanais).

Penso nas tragédias diárias que vemos nos meios de comunicação - principalmente originadas ou problematizadas pelo abuso de substâncias. No fundo, em geral, desgraças oriundas de pessoas que tiveram famílias desfuncionais, desestruturadas, com pais problemáticos, sem um apoio, sem muitas vezes, uma palavra boa, colocada na hora apropriada... Resultado - pessoas desarvoradas, principalmente jovens, que tristeza!

Quão importante nos foi (filhos e netos) uma família bem estruturada, firme mas afável, irmanada em torno do amor de um casal à moda antiga. Somos muito ligados, os cinco, apesar das distâncias e diversas atividades, cada um com sua nova família... Que Deus nos conserve, e aos nossos pais, ainda por muito tempo, com saúde e amizade eternas.

domingo, 4 de março de 2012

outros aforismos

Ilustração obtida agora de
http://wallacemaia.blogspot.com

Estamos aqui desde ontem, Bilú e eu, visitando pai e mãe.... Sempre gosto de vir aqui, também para bisbilhotar a biblioteca do apartamento. Vi um libretinho antigo (Instantes de Reflexão - Sabedoria de Ilka Brunhilde Laurito, São Paulo: Melhoramentos, 1990) com diversos ditados selecionados. Vou comentar alguns aqui, de um autor que destaco entre tantos.

Sou fã de Machado de Assis, o maior na língua portuguesa, acredito. Olhe o que ele sintetiza:  "Matamos o tempo; o tempo nos enterra". Adoro estes jogos de linguagem, pois nos obriga a refletir a polissemia dos termos, a encontrar a sapiência subjacente no viver expresso em tão poucas palavras. Lembro-me das meditações Zen Budistas a que me entregava há tempos, quanto se falava do tempo. Inexorável tempo; mais cedo ou mais tarde acerta-se as contas com ele, quer dizer, com o que fizemos com ele... Mas certa angústia vivencia-se agora, antevendo o desfecho certo de todos e cada um.

Leio outra pérola do nosso Machado: "Não te irrites se te pagarem mal um benefício: antes cair das nuvens que de um terceiro andar". Bem a calhar nestes tempos pós-modernos, como se diz, de relacionamentos tão deturpados entre os iguais, das pessoas mal-educadas e néscias. Tal provimento de paciência preconizado pelo sábio, já útil ao seu tempo, agora é um imperativo, se não quiser atritar-se a torto e a direito, diariamente... E isto, a possibilidade de desentendimento com o semelhante, é lugar comum que não escolhe mortal, mesmo em lugares onde dantes eram mais naturais o cavalheirismo, os bons modos, como na escola ou na igreja. Eu creio que o que explica tamanha profusão se condutas reprováveis entre semelhantes seja a ausência de um genitor que dê exemplo construtivo neste sentido. Mas como disse Machado em outro lugar, "Quando a gente não pode imitar os grandes homens, imitemos ao menos as grandes ficções" ... 

A sabedoria nos vem em grande parte aprendendo destes luminares que já 'bateram a cabeça' antes, e que nos podem evitar sofrer, como eles decerto sofreram. Eu, por mim, aprendi com Machado que "há coisas que melhor se dizem calando", mas o que fazer quando o outro é surdo e cego, mudo e teimoso como um asno, que só quer enxergar a verdade que acredita habitar somente entre as suas (enormes) orelhas, e em ninguém mais? Eu procuro aprimorar a humildade, ainda que eu seja falho e imperfeito ao extremo, o que me faz pensar que nada somos, talvez um sopro, um nada que, se Deus quisesse, nos aniquilaria com um estalar de dedos!

Encontrei há tempos, para finalizar, outro ditado de Machado, a propósito: "Grande coisa é haver recebido do céu uma partícula da sabedoria, o dom de achar as relações das coisas, a faculdade de as comparar e o talento de concluir"... (reticências minhas) Sempre procuro esmerar-me nestas complexas orientações mas, neste mister, me fio na Religião (Reformada, Calvinista), posto que necessito de um vero sistema de valores que lastreie minhas intelecções - é muito fácil nos enganarmos, 'tomar os pés pelas mãos'...

Vou pegar a estrada daqui a pouco para São João da Boa Vista; espero descansar neste resto de dia para iniciar bem a semana entrante, que vai ser bem agitada, com muitas tarefas, principalmente a manutenção do apartamento (e também do carro), 'benesses' modernas que nos apoquentam, na exata medida que nos dão conforto ou prazer. Boa semana a todos e todas!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ecos de minha formação profissional...

?

Tentei colocar uma imagem (fica mais amigável a leitura...) mas veio a mensagem no Blogger dizendo "servidor rejeitado"... o que isso significa? Eu salvei no meu micro diversas gravuras obtidas via web, de outros blogs que costumo visitar... Problemas no meu computador; dificuldades do editor HTML, o que será?  Sãos os dilemas na era da hiper-informática, complexidade demais para dirimir!  Deixa prá lá, que fazer; aceite-se o que desponta, o que surge; "de graça vem, de graça vai"; no budismo zen, quando os pensamentos ficavam macaqueando em nossa mente,  dizia o Mestre  "deixe vir, deixe ir" (que quer dizer apenas observe...)

 P.S. - o problema é no Google mesmo: tentei carregar  - pela enésima vez - uma foto minha, aqui mesmo alojada nos arquivos de imagens do meu PC e aparece a mesma mensagem... paciência, 'fica para outra vez'... acontece!  ]

Mas vamos em frente - lembrei de uma lição importante, que passo aos meus leitores. Aprendi que um bom profissional forma-se também na leitura da boa literatura, e eu vim deste modo a apreciar o gênero 'crônica' (segundo o Houaiss, no jornalismo, coluna de periódicos, assinada, dedicada a um assunto como, p. ex., atividades culturais, política, ciências, economia, desportos etc., ou à vida cotidiana, contendo notícias, comentários, opiniões, às vezes críticas ou polêmicas; texto literário breve, frequentemente narrativo, de trama quase sempre pouco definida e motivos geralmente extraídos do cotidiano imediato). Não sei se, jovem,  gostei mesmo de crônicas por (também) abranger  textos mais leves, ainda que mormente carregados de útil ensinamento.

No Brasil temos excelentes cronistas, como Rubem Braga, L. F. Veríssimo, Fernando Sabino, Machado de Assis e tantos outros - a lista é enorme! Bem, de Machado pode-se ler qualquer coisa que, seguramente, poderemos aprender muito sobre a alma humana; creio que já o disse aqui. Ultimamente estou degustando  - sim, ao mesmo tempo - dois livros interessantes neste sentido. Um é de um americano - Michael Kepp - que escreve nos jornais de grande circulação; publicou uma obra bem engraçada denominada Tropeços nos Trópicos: crônicas de um gringo brasileiro (Rio de Janeiro: Ed. Record, 2011), e o outro é de Luís Antônio Contatori Romano, denominado Reminiscências de um viajante - 101 episódios (Campinas: Ed. Komedi, 2007), abarcando crônicas de viagens. 

O melhor modo de conhecermos o outro é bem conhecermos a nós mesmos, e esta, a leitura de crônicas, é uma maneira bem-humorada de dar conta desta eterna tarefa! Fica a dica, principalmente para meus alunos e alunas de Psicologia...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Périplo de Carnaval

Foto obtida agora do site
http://gazetadoriopardo.com.br/vnoticias

Ontem fui ver Lívia em Rio Claro - passamos a tarde e nos divertimos bastante. Rio Claro tem tradição nos festejos momescos e a ressaca era visível no ar... O que foi especial nesta rápida passagem por lá foram dois eventos.

O primeiro foi na agência do Banco do Brasil, onde fui sacar um dinheiro nos caixas eletrônicos. Uma senhora, aflitíssima,  havia deixado cair a chave do carro numa abertura (que mal planejamento do pessoal de hardware do banco!) inusitada que há no 'frontispício' (parece apropriado aqui, como se fosse uma espécie mistura de 'frente' com 'hospício'...) do equipamento, junto aos teclados numéricos do terminal que ela estava usando. A chave ficava à vista, no chão, mas fora do alcance do usuário, no interior do mesmo. Eu me abaixei (isto fica cada vez mais difícil na minha idade...) e, com minha própria chave, puxei a dela e, com a ajuda da Lívia, levantava a aba de metal que ficava impedindo a liberação da chave. Depois de algum revolvimento, o molho de chaves liberou-se, afinal, mas tive que fazer força com a folha de metal. A senhora muito agradeceu pois, imagine, num feriado de carnaval, quem do banco a iria socorrer? Vendo que ela muito se agradecia eu perguntei (como sempre faço em situações de livramento) se ela era evangélica. Ela disse que era batista e que inclusive tinha acabado de participar da Santa Ceia. Eu então disse a ela que era irmão em Cristo, também pertencente a uma Igreja histórica, e que o que todos chamam de 'sorte' é um dos nomes da Providência, que nos provê de pessoas ou de fatos para nos livrar de sinucas ou outros desafios ou mesmo provações, ainda que no mais das vezes não o mereçamos. Nos abraçamos felizes e confortados!

O outro evento foi que revi um grande amigo, professor de ensino médio que, nos anos 70, foi dono de um pequeno curso pré-vestibular em Rio Claro, que frequentei (chamava-se 'Curso Darwin', e o amigo tinha me pedido para fazer o símbolo do curso, o que foi fácil: somente desenhei um 'C' oposto à letra 'D' e ficou uma espécie de dístico ovalado muito simples e elegante. Meu amigo nunca se esqueceu de mim por causa deste pequeno gesto...). Pessoa muito bondosa e carismática, Roberto Cerantola me presenteou com um CD de música que ele gravou (ele se dedica agora, aposentado, a animar festas e eventos com música italiana, posto que 'oriundi' - latin uriundus - como os italianos, que tem muito em Rio Claro, se referem) junto com a esposa Maria, uma afável senhorinha. Ele deu aulas muitos anos no Ensino Médio, de Biologia, se não me engano. Este amigo tem hoje 71 anos, e ainda corre nas ruas - correu muitas maratonas e provas de fundo de atletismo. Detalhe: ele não tem o braço esquerdo, perdido após um acidente doméstico, quando ainda ele era criança. Mas ficou marcado em minha mente o depoimento que ele me deu sobre o fato, logo no início de nossa longa amizade - que ele tinha subido em uma árvore, caído da mesma e ocorrido fratura exposta;  o médico não o tratou convenientemente e o membro teve que ser amputado. Mas ele nunca guardou mágoa de ninguém ou se sentia menos pessoa por causa disso: foi-lhe 'arrancado um pedaço do corpo, mas não da alma' ele dizia... E ele é desde então uma pessoa feliz, positiva, que motiva todos quanto lhe chegam perto com sua alegria e desprendimento, além dos gestos gentis, suaves, como a sua voz mansa e ritmada, emolduradas permanentemente com seus olhos azuis e sorriso constante. Como foi bom rever o amigo depois de tantos anos, na cidade que vivi de 1955 a 2004, com  alguns pequenos lapsos. 

Mais uma vez nesta época de carnaval, quantas pessoas faleceram, principalmente em acidentes nas estradas. (Na viagem de volta a São João pegamos uma chuva torrencial de tal monta que precisamos parar no acostamento com o pisca alerta ligado!)  Sobre o carnaval, não fomos, um dia que fosse, em salão ou desfile de rua; mesmo no clube de campo não fomos. Nem quando era jovem eu gostava do ajuntamento feroz que marca estas festividades, muitas vezes com álcool a rodo, emoções desenfreadas, violência e abuso, em variadas formas. (Em Novembro, a taxa de nascimento de bebês aumenta muito, ao que parece...)  Ficamos em casa, fomos à Igreja, planejamos aula; Ruth estudou e aproveitamos para agilizar nossos encargos vários. Na TV, vimos mais filmes do que o noticiário, trágico no mais das vezes, e lemos muito. 

Até o próximo carnaval...

domingo, 19 de fevereiro de 2012

O problema das relações interpessoais pós-modernas

Robert de Niro


Acabo de assistir no canal local de TV a Cabo (HBO 2) um filme com este artista, denominado Estão todos bem (não sei o nome original). Como costumeiro no grande cinema americano, drama bem feito e com atuação magistral do personagem principal. Tema: relacionamentos entre pai e filhos, o que invariavelmente acaba me tocando, de modo especial. Imaginei que ficaria emocionado como das outras vezes, visto que acabo 'introjetando' sentimentos e emoções, me colocando no lugar do personagem, mas desta vez me surpreendi. Acho que todas as lágrimas que tinha já foram derramadas quanto a este departamento.

Como é sofrente (já comentei isso em outros post) para a criatura obrigada a apartar-se dos seus rebentos; sabe-se (todos e qualquer um) que não se tem filhos para si, mas nunca, pai ou mãe, nos emendamos. E, ao envelhecer-se os genitores, se houve ou não algum relacionamento mais amiúde, quando se emancipam, os 'ex-bebês' esvoaçam do ninho, como que esquecendo-se do tanto que os pais se apegaram àquelas criaturinhas de início tão frágeis e dependentes... Muitos nem chegam a dimensionar nos pais tal liame - talvez o saibam quando tiverem os seus próprios filhos.

Mas creio que isto também é inerente ao humano do Homem; cortar de vez o cordão umbilical pressupõe este afastamento. Será que é por isso (também) que ouço alhures pais se arrependendo de ter tido filhos? Muitos se dão em casamento, mas optam por não ter filhos ou, no máximo, uma dupla de pets... Mas o que está feito, realizado está!

Por isso também, creio, que muitos idosos se deprimem. Fiz uma pesquisa docente o ano passado na Instituição de Ensino Superior onde trabalho, investigando a visão daqueles da terceira idade (controversa esta nomenclatura...) sobre o estado de isolamento, de solidão vivenciado por eles, em especial daqueles ou daquelas asiladas. O que achei foi que o estado de solidão (situação de quem se acha ou se sente desacompanhado ou só) ou isolamento, aquela sensação de quem vive afastado do mundo ou isolado em meio a um grupo social, revela-se para os idosos entrevistados como abarcando principalmente sentimento de tristeza – “sofrimento” (que ocorre, no caso de alguns idosos, precisamente ao cair do poente, ao entardecer), oriundo basicamente de cogitações subjetivas, pessoais, e disseminadas ao longo de dois pólos significativos. O primeiro, o das reminiscências vitais, ligadas (a) a entes queridos (ou na sua imaginada existência, para os solteiros) vivos (e/ou ausentes da vida da pessoa) ou falecidos, e seus atos, como por exemplo, a família colocar o idoso em instituição asilar, ‘abandonando-o’, ‘desprezando-o’; ou (b) a determinados espaços, como uma propriedade onde viveu anteriormente por período apreciável.

Como se pode ver, uma dimensão da tristeza sentida pelo idoso naqueles depoimentos traduz-se na ausência da pessoa querida. A pós-modernidade está, ao que parece, recrudescendo o afastamento dos viventes, em especial dos familiares. A individualidade, salvo erro ou engano, cada vez está mais valorizada, e isto às custas da intimidade, da cumplicidade, da entrega, da amizade. Sim, sei que generalizo, mas sempre que falamos, discutimos, refletimos sobre pessoas, abarcamos percentuais, quantidades determinadas de tal e tal população. 

Vejo sintomas do afastamento entre as pessoas diuturnamente nas conversas, nos encontros, nas falas intercambiadas. A 'moda' agora é não ter paciência para escutar o outro ou a outra  terminar sua fala - falamos 'em cima' do que o outro está a falar, interrompendo-o. Eu não me calo, como é habitual; costumo muitas vezes continuar com o que estou dizendo, até deixar patente ao outro o abuso que comete, pois ninguém entende nada com duas bocas falando ao mesmo tempo. Nos casos mais recalcitrantes apelo para a metalinguagem: 'abro um parênteses' e intento conscientizar o interlocutor acerca da impropriedade de tal conduta de interromper, mas muitos 'não entendem', ficam chocados pois nunca esperariam tal observação direta sobre a conduta deles. De qualquer maneira, vejo que é muito difícil livrar-se de tal cacoete, principalmente 'de uma hora para outra'. Mas o que quero ressaltar é que tal vício e assemelhados 'antigamente' eram exceção; hoje parece ter tornado regra de conversa... Lamentável. Tudo parece tão 'acelerado', as pessoas correndo atrás do vento...

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Do libreto de fábulas: Os Gansos e as Garças...

gravura obtida hoje de
 http://www.reporterdiario.com/blogs/ocorvo

Conta a fábula de Esopo (Jack Zipes' AESOP'S FABLES, Londres: Penguin Books, 1996, Penguin Popular Classics #20, fab. n. XCII, p. 95) que alguns gansos e garças estavam certo dia alimentando-se conjuntamente no mesmo campo quando uma armadilha caiu repentinamente sobre eles e elas. Desde que as garças eram mais magras e leves, elas puderam  voar facilmente e escaparam das redes da emboscada, do alçapão. Os gansos, entretanto, de certo modo presos ao chão pelo seu peso, não puderam alçar vôo tão facilmente e foram todas capturadas. Moral da história: Aqueles que são apanhados não são sempre os que tem maior culpa...

Longe de mim interpretar mal esta pequena estória. Quero 'filosofar' apenas num pequeno aspecto. A palavra culpa é por demais danosa em seus efeitos em nossa alma e, por vezes, nos apoquentamos, nos mortificamos desnecessariamente. Não creio que a maior parte dos arrependimentos ou tristeza em situações (principalmente de injustiça) se deva a auto-piedade ou desalento com o infortúnio, e sim com o fato de não podermos nos defender, de um lado ou, de outro, por estar a sofrer-se a desdita por ter agido bem, corretamente. 

Chega-se, em certos casos, a se arrepender da bondade ou da correção, da retidão,  que acreditamos fazer parte de nossa personalidade. Imagine: arrepender-se por ter agido bem, e somente pelo resultado não ter saído como esperado. É o maior conflito interior, horrível de se vivenciar! Mas este sentir se revela no seu possuidor como resultado de um raciocínio superficial, rasteiro, limitado. 

Uma alma assim ao que parece, ressente-se de não ter lido mais, não ter estudado sobre o testemunho de tantos que sofreram injustiças (até alguns com a própria vida), faltando um certo lastro de valores que instrumentalizem a tomada de decisão consciente de nossas condutas em situações de crise, que nos sobressaltam de qualquer forma.

Temos que agir bem porque é correto em si, e não porque vamos sofrer consequências se agirmos mal. Aquele ou aquela que não detém um estoque de virtudes que o(a) habilitem a agir da melhor forma no dia-a-dia não é mais do que uma folha ressequida ao sabor do vento ou das chuvas, que nem precisam ser assim, digamos, torrenciais.

O ser humano, como bem identificou Calvino (principalmente na sua obra prima As Institutas da Religião Cristã) e tantos outros, é um ser decaído, corrompido, tendente ao mal por natureza. Temos que nos vigiar constante e inexoravelmente, pois estamos tanto mais perto de Deus quanto podemos estar, no momento seguinte, nas garras do arrenegado, do beiçudo, do capeta, do demônio, do lúcifer, do mofento, do rabudo, do satã, do temba, do tinhoso...

Portanto, nada de desanimar; vamos ser tentados e provados nesta terra, e o perigo vem tanto de nós mesmos, por causa de nossa mente imperfeita, quanto do nosso próximo, imperfeito tanto quanto nós mesmos. 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Razões para viver ;-)

fotinho que Marília me mandou do seu diário...

Agora é hora de celebração.... Coloco um CD de George Benson no CD Player, ponho um mug com cappuccino na mesa, uma bala coffe drops (Cavendish and Harvey) para degustar depois e... dar asas à emoção!

Marília me mandou singelo e-mail comentando a última postagem deste blog; adicionou a foto acima, que ora reproduzo (clique nela para aumentar). Tal lembrança me deixou emocionado. Ela fotografou um pedaço de papel que ela guardou, no qual eu resumia alguns dos muitos ensinamentos que eu procurava passar para meus filhos, conversando (e eu gosto de fazer esquemas, para ajudar a fixar). Analisando mais a foto (que inclui outra foto de Marília adolescente, linda, no meu colo - até hoje meus filhos 'monstrinhos' sentam no meu colo, inclusive o JD, com seus quase 2 metros - somos muito afetuosos, sempre fomos!) podemos ver que no meu rascunho consta 3 dos melhores aprendizados de minha vida, que comento abaixo.

O primeiro é um ensino do famoso filósofo ateniense Epicuro (341 - 270 A.C.), um 'remédio' quádruplo que ele costumava ensinar aos seus contemporâneos, e que nos serve ainda hoje. Ele estabeleceu, nestas quatro afirmativas, àquele que se disponha a meditar nelas, que o mesmo estaria como que 'vacinado' contra a depressão e outros males da alma, por isso ele a chama 'tetrafármaco' - um remédio quádruplo. Consta assim:

Não há o que temer aos deuses,
Não há que temer a morte,
O sofrimento pode acabar,
A felicidade é possível.

Poderia comentar extensivamente estas asserções, mas fica o desafio para quem se dispuser... Na verdade elas são quase auto-explicativas. Quantos 'deuses' imaginamos a nos apoquentar, apegos que nos fazem escravos e nos mortificam, determinando-nos, pela nossa mente defeituosa, a sermos mais miseráveis do que somos realmente. A morte, ahh, este pavor que todos sentimos, como se fôssemos terminar, sermos aniquilados... Que lancinante medo deve ser para aquele que a teme. Mas compensa averiguar porque Epicuro assim afirma ser a morte não tão apavorante assim!

Sobre o sofrimento não ser eterno e ser possível ser feliz, isto resume a aventura humana em querer evitar toda e qualquer dor, desconforto (e a quimera que isto significa), contrastado com a promessa de que, se desejarmos e batalharmos para isso, efetivamente podemos, todos   e cada um, sermos felizes, posto que é processo, e não necessariamente estado, condição. Mas fica reafirmado este desafio, para cada um averiguar por si só como é verdadeiro este tetrafármaco...

O segundo ensinamento é uma frase antológica atribuída ao ex-escravo romano Epiteto (55 a 135 D.C.), outro grande filósofo (uso esta palavra no sentido que pretendeu Pitágoras - séc. VI antes de Cristo - 'aquele ou quem ama a sabedoria, movido pela consciência lúcida da ignorância inerente à condição humana' ), talvez o maior moralista estoico.   [ Estoicismo, segundo o Houaiss, é a doutrina fundada por Zenão de Cício (335-264 A.C.), e desenvolvida por várias gerações de filósofos, que se caracteriza por uma Ética em que a imperturbabilidade, a extirpação das paixões e a aceitação resignada do destino são as marcas fundamentais do homem sábio, o único apto a experimentar a verdadeira felicidade. O estoicismo exerceu profunda influência na ética cristã, e é por isso que a aprecio. ]  

Mas Epiteto teria afirmado uma sentença (que muito uso em psicoterapia): "Não são as coisas que são problemas e, sim, o que o Homem pensa a respeito destas coisas" . Ou seja, as coisas são o que são; o significado que acrescemos, juntamos a elas, é o que as fazem (ou não) nos perturbar, posto que considerados como problema. Isto significa que podemos lidar eficientemente com os desafios e percalços quando questionamos, em princípio, o mecanismo mental que utilizamos para retratar as coisas como tal e tal, etc. Cristalino ensinamento: assim podemos ver que muitas vezes mais criamos 'problemas' do que eles realmente existem.

E o terceiro ensinamento (que coisa linda que este encontro - que eu nem lembrava mais -  tenha ficado assim no vivenciado de minha filha - é por isso que vale a pena viver!) vem de meu diuturno experienciar - trata-se do que é o amor, coisa difícil de definir e constituir em nós.

Em minhas palestras e terapias coloco para as pessoas que AMAR na verdade é a somatória dinâmica de 3 instâncias imbricadas, interligadas: Zelo, Comprometimento e Respeito. Analise bem, quando somente vemos - no outro, nas relações, na vida enfim - 2 ou uma só destas 3 coisas, não é amor, é 'interesse', 'conveniência', 'oportunidade'... Mas amor, amor a Deus, ao seu trabalho, amor a alguém, só é amor se compreende, abarca estas 3 dimensões. Faça seu check-list para quem ou o quê te importa; se passar pelo teste de ali existir estas 3 coisas, temos então 'amor', senão, é outra coisa...

Agora, a hora da verdade: você se ama? Zelas por ti mesmo, te cuidas de verdade ou te arruína com comidas, fazeres, coisas que te estragam? Estás comprometido(a) contigo mesmo, com tua vida, onde queres estar daqui a 15 anos? Você se respeita, ou exige de si mesmo(a) algo que não tens, que não podes fazer, você se deprecia, etc.?  Se você não se amar, como o outro vai poder também fazer isso? Temos que ter amor-próprio, menos valioso  neste mundo somente do amor a Deus, que nos é requerido.

Se você olhar na foto acima, esquematizo o amor figurativamente como um banquinho de 3 pernas, com cada dimensão sendo uma perninha que, tirando uma, o banquinho não fica de pé...

Obrigado, Marília, pela alegria que mais uma vez me deste!


foto por Ruth R. B. V. Dutra